Consultoria em Luxo

A ARTE DE SE REINVENTAR E CONTINUAR ENCANTANDO E CRIANDO DESEJO DE COMPRAS NAS PESSOAS!

A ARTE DE SE REINVENTAR E CONTINUAR ENCANTANDO E CRIANDO DESEJO DE COMPRAS NAS PESSOAS!

Paulo Chiele
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    Este é o mercado do Luxo que, mais uma vez, diante de todas as adversidades e com custos astronômicos em suas megaoperações luxuosas, foi praticamente obrigado a colocar toda sua expertise para, - ao mesmo tempo que cumpre a sua função de fazer sonhar -, manter empregos, posição de liderança e ainda ser fonte contínua de inspiração para os demais setores da economia.

    É exatamente nestas horas que a cartilha do Luxo, se bem aplicada, gera os resultados esperados. A prova disso pode ser confirmada pela lista das empresas do Luxo que tiveram melhor desempenho durante a crise, e, principalmente, com uma recuperação de dar inveja logo em seguida.

    Afinal, qual segmento pode se dar ao Luxo de aumentar os preços dos produtos em meio à crise, e, ainda assim, criar filas de espera pelos tão desejados ícones do consumo. Mas este resultado é fruto de um trabalho diário, ao longo da existência da empresa, onde a atenção aos mínimos detalhes é parte fundamental do sucesso empresarial.

 

Afinal, o Luxo está nos detalhes. No sorriso, no bom atendimento, na limpeza, na apresentação dos produtos, na resolução de problemas pós-venda e tantos outros detalhes que são, na maioria, praticamente negligenciados pelas empresas.

    O mercado do Luxo, antes de fazer sonhar, sonha ele mesmo de como deve ser um ritual de encantamento para um cliente. Treina este ritual incansavelmente em busca da perfeição, e procura imaginar quais possíveis percalços poderiam atrapalhar o sonho e o encantamento. 

    Expor produtos em uma prateleira, colocar um anúncio nas redes sociais, e abrir as portas (ou páginas) de um comércio ou e-commerce, já fazem parte da pré-história do varejo.

    Nem precisa ser Luxo. Qualquer empresa que pretenda sucesso no setor deve, antes de mais nada, a exemplo do Luxo, ter um propósito claro e uma proposta coerente com este. Os consumidores evoluíram, mas muitas empresas ainda se apoiam apenas na necessidade básica de consumo das pessoas. Os efeitos deste comportamento são desastrosos, e puderam ser amargamente constatados durante esta pandemia.

A crise dos anos 30, a crise do petróleo em 70, os desastres naturais, o 11 de setembro, os crashs da bolsa: imaginar um mundo sem crises e sem a constante evolução do ser humano, por mais lenta que tenha sido apesar de tudo, é praticamente apostar no fracasso.

    Mas porque o Luxo, há séculos, se sobressai em todas estas situações. Muitos atribuem ao fato de contar com muitos recursos financeiros envolvidos. No entanto, inúmeras empresas com recursos financeiros estão fechando as portas, pois não conseguiram manter vivo o interesse dos clientes por seus produtos em função da crise.

    Nas palavras de Bernard Arnault, CEO do maior conglomerado do Luxo do mundo, o Grupo LVMH, as empresas com melhor desempenho durante a crise foram aquelas que se apoiaram nos fundamentos básicos do Luxo.

Criatividade, Inovação e a busca pela Qualidade Total.

    Parece simples, e é. Mas muitos empreendedores fazem o mínimo necessário, e esperam o máximo de resultados.

    Esta crise trouxe uma onda mito favorável para milhares de pequenos empreendedores do Luxo ao redor do mundo: o chamado Luxo Pós-Aspiracional, aquele que oferece produtos locais de novas marcas com propósito e proposta (Content & Intent), o novo lema para novas empresas ditas “cool “. 

    Aplicar os ensinamentos do Luxo tradicional em novas propostas faz com que inúmeros empreendedores tenham sucesso, criando, produzindo e entregando ao mundo produtos de Luxo, sustentáveis, e que não necessariamente sejam fabricados nos tradicionais polos do Luxo.

    O importante é a atenção aos detalhes, embarcando na onda da aceleração digital, escolhendo a melhor alternativa para a promoção da sua proposta.

 

A Amazon Luxury Stores está abrindo seu canal para a venda online de marcas de Luxo. O Facebook criou a Facebook Stores, facilitando a vida do jovem empreendedor. Os desfiles e as apresentações de coleções em ambientes virtuais são uma realidade. 

A tecnologia está disponível. Basta aplicar a boa e tradicional cartilha do Luxo: Criatividade, Inovação e Qualidade Total.

Quer saber mais? Entre em contato com a PRC Consultoria em Luxo e transforme seu negócio! Bom Luxo para vocês!

 

(*) Paulo Chiele é um dos principais consultores e especialistas do segmento de Luxo no Brasil e desde 2014 dirige a PRC - Consultoria em Luxo. | contato@prconsultoriaemluxo.com.br