Esse, bem descontraído e sem usar a tão repetida “gente”, é o meu cumprimento de todo dia na rede social ... SIM, TO-DO DI-A... Aí tu podes me perguntar se eu canso. Eu te digo que sim. E quando eu canso, eu não posto. Simples assim.
Ser autêntica nas redes sociais é uma estratégia também, sem dúvidas. Requer “disciplina”, acreditem!!! Nem sempre eu quero ser verdadeira, #sincerona ou falar de todos os meus passos, mas encontrei nesse caminho a forma mais condizente com a pessoa que eu sou, com a minha dinâmica também fora das redes sociais, com a minha VERDADE!
Isso nos leva ao tema da coluna: SINCERIDADE VENDE NAS REDES?
Eu sou um ótimo exemplo de ... DEPENDE!
MINHA EXPERIÊNCIA
Em meio ao medo, ao isolamento social, à pandemia e a incertezas, em meados de junho, comecei a viajar novamente. Antecipado pra alguns, ok para outros, eu fiz e não escondi. Falei com pares, pessoas que desenvolvem um trabalho super consistente e que estavam com medo da repercussão mais do que do Corona!
Se sucederam outras viagens, uma primeira vez de avião, e sempre dividi as minhas incertezas, a minha opção e os cuidados. Perdi alguns seguidores (aliás, isso acontece diariamente, assim como ganho tantos outros), mas tive muita pouca ação dos ditos “haters”, porque expus a minha fragilidade em relação às minhas escolhas: nunca afirmei ser certo ou errado, apenas mostrei a minha total responsabilidade caso viesse a me infectar e, ainda assim, a opção por fazer o que eu achava certo pra mim, não catequisando, mas mostrando opções pra quem há tanto tempo estava sem elas.
RESULTADO? Entendimento
Costumo dizer que a VERDADE É A MELHOR DESCULPA, e acredito mesmo nisso. Não preparo lindas mesas de café da manhã no meu Instagram, nem apareço sempre maquiada e produzida, mas criei uma identidade que faz com que as pessoas RESPEITEM meu ponto de vista e minhas escolhas, mesmo não concordando com várias delas.
ISSO SERVE PRA TUDO NA VIDA: termos AUTORESPONSABILIDADE nos faz entender que escolhas e renúncias vêm junto, que ser autêntico e verdadeiro pode ser muito bom e que nunca vamos agradar a todos, não importa o que a gente faça!
Nessa primeira coluna online, fica esse meu depoimento pra que a gente comece a se conhecer, se aproxime (ou não) e crie, desde já, uma RELAÇÃO DE CONFIANÇA: aqui, vocês sempre terão de mim uma opinião sincera e umas diquinhas pra usar nas redes sociais de forma que elas não sejam separadas da tua vida real. Afinal, como bem disse o publicitário Dado Schneider em umas das muitas lives que assisti nesse ano doido: “não existe vida real e vida online...VIDA É VIDA”!
Já fiz mais várias viagens (faço isolamento preventivo após cada uma delas), e estou conVIVENDO, cuidando da saúde, retomando e incentivando quem ainda não está seguro pra voltar a circular, porque acredito que a “roda tem que voltar pro eixo”, mas entendo e respeito, de verdade, quem ainda não está pronto . Ah, e sigo, até o dia de hoje sem ter me infectado. É POSSÍVEL! VAMOS ACREDITAR! #IBELIEVE
SAÚDE E BEIJO PRA TODOS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI!
Patty Leivas, comunicadora, trabalha com gestão de relacionamentos e soluções criativas. Interliga marcas e pessoas de forma dinâmica e efetiva, com definição de conceitos e estratégias de divulgação. Por conta de sua opinião e credibilidade, conquistou recentemente o prêmio Top Of Mind, como Influenciadora Digital mais lembrada do RS. Também foi embaixadora do Fórum Onne Luxo 2019 realizado em Gramado. @pattileivas