Variedades / SC

INSIGHT

INSIGHT

WhatsApp

ARTE - EM ÓTIMO MOMENTO

Amo visitar museus, e não só em viagens, na minha cidade também, da mesma forma que sempre reservo um tempo para conhecer galerias de arte onde quer que eu esteja.

Em Florianópolis, a Galeria de Arte da Helena Fretta, que funciona num casarão antigo no Centro da cidade, é uma das maiores referências no segmento.

Em 30 anos de atuação, a galerista, que empresta nome ao espaço, conquistou fama e prestígio no mercado graças ao amor pela arte e à persistência. Helena começou numa época em que investir em arte era quase uma excentricidade no Brasil.

Para viabilizar o negócio e incrementar a renda da loja, fazia feiras de artesanato no Natal e na Páscoa, por exemplo, mas sem nunca perder o foco no objetivo de fomentar o mercado com o melhor da arte local e nacional.

 

A galerista confessa que chegou a pensar em fechar as portas. Ao invés disso, buscou alternativas, fez vários cursos na área, criou um curso de arte e, literalmente, correu atrás. Enquanto isso, o mercado nacional neste setor foi crescendo.

O brasileiro, cada vez mais, consome arte e busca qualidade. Investe pelo prazer estético e também visando lucratividade.

Neste contexto, os tempos difíceis da galeria ficaram para trás. Hoje, a galeria representa grandes expoentes do meio artístico e promove exposições que repercutem em todo o país, algumas com parte da renda revertida a instituições de caridade.

Dividem o espaço das paredes na galeria obras de Rubens Oestroem, Juliana Hoffman, Dirce Korbes, Juliano Aguiar, Vera Sabino, Juarez Machado, Rodrigo Cunha, Rodrigo de Haro, Beta Monfroni, Fernando Lindote, entre outros tantos nomes importantes. 

Eu me perco apreciando as telas, embarco em muitas viagens, e nem sempre encontro o caminho de volta, aliás nem sei se quero. Se não se pode consumir tudo o que se gosta, pode-se absorver, registrando na mente cores e formas e emoções de cada obra. Este universo é subjetivo, sim, instigante, mas, sobretudo, muito fascinante.

 helenafretta

CITÉ ROOFTOP

Paris é aqui! Oui mon cherí, mas sem clichês...

Nada de reproduções de Torre Eiffel nem outras cartinhas marcadas. No projeto do Cité Rooftop, o arquiteto Marcelo Salum foi buscar a atmosfera dos badalados lounges parisienses, embarcando, ainda, na ideia de um sofisticado wagon-restaurant. Dos trilhos ao topo.

O Rooftop do Cidade Milano, recém-inaugurado, já está entre os lugares preferidos dos antenados da Ilha. Difícil mesmo, por enquanto, é conseguir o bilhete para embarcar neste “vagão”. As mesas estão disputadíssimas, e as reservas podem demorar. Mas vale a espera!

Drinks exclusivos da casa e a cozinha, que se apropria de ingredientes regionais em receitas adaptadas de vários lugares do mundo, estão fazendo sucesso.

O salão longilíneo (daí a sacada do vagão) recebeu sofás e poltronas baixas, no estilo Art Déco, nichos projetados em serralheria, abajures, velas, telas de Juliano Aguiar, livros de arte, objetos garimpados em antiquários, cortinas de veludo e por aí vai. Tudo bem intimista. Em contrapartida, a varanda se abre descortinando a vista da cidade sob uma perspectiva pouco explorada.

cite.rooftop

MUITO ALÉM DA COZINHA 

André Vasconcelos reinventou-se. Agora o chef, que detesta ser chamado de chef, embora seu nome esteja ligado à alta gastronomia, está à frente da hospedaria Um Vilarejo, na Praia da Joaquina.

O antigo salão do Bistrô Muito Além do Jardim abriu espaço para três amplas suítes cheias de bossa. 

Decoradas com antiguidades, kilins, clássicos do design, arte e muitos garimpos, as suítes ganharam nomes das praias mais próximas de Floripa: Joaquina, Mole e Galheta. O jardim, que sempre foi um dos lugares mais frequentados da casa, e palco de muitos casamentos e eventos, continua lindo, graças à dedicação de Fafá, mulher do André e parceira em todas as empreitadas. 

André continua cozinhando, lógico, mas agora na “cozinha de estar”, um anexo junto à piscina. Nesta área de convivência, de um lado fica a Ilha, do outro a mesa de bilhar, uma grande biblioteca de gastronomia e a mesa comunitária. O clima é de casa. Aquele chic simples, da elegância sem frescuras. 

umvilarejohospedaria 

andrevasconceloscozinheiro

CHARME ITALIANO NA ILHA DA MAGIA

Se você falar de boa comida em Florianópolis com qualquer entendido no assunto, que mora na cidade, certamente vai ouvir o nome do restaurante Mar Massas. O lugar, aberto há 31 anos, tem aquele charme das cantinas italianas do sul. Ana Rita, a dona da casa, é gaúcha, e a mãe dela tinha uma galeteria em Gramado. Ao chegar na Ilha, somou a longa experiência da família com massas e os frutos do mar da região. Bingo! O sucesso foi quase imediato e só aumenta com o passar do tempo. Ana escolhe pessoalmente a matéria prima. Camarões gigantes, polvos, vôngoles e lulas misturam-se às massas produzidas na casa, ervas frescas e por aí vai. E o repertório vai mudando com as experiências trazidas de sucessivas viagens da dona da casa para Itália, onde, sempre que pode, faz estágios em cozinhas das mais variadas. Pratos com carnes e vegetarianos também constam no cardápio. E a carta de vinhos, escrita à mão e cheia de coraçõezinhos e anotações, é das mais elogiadas da região. A vista da lagoa é incrível, talvez por isso o almoço de domingo é dos mais disputados pela elite local e turistas. Nestes dias, Mar Massas vira um bom lugar para ver e ser visto. marmassasrestaurante

ENTORNO DE TIRAR O FÔLEGO - DE UM LADO, A LAGOA DE IBIRAQUERA, DO OUTRO, O MAR 

Erguida com tijolos de demolição, a Hospedaria Ponta das Piteiras insere-se neste contexto da antiga vila de pescadores, somando o charme de uma casa de praia antiga com todo conforto da hospedagem de alto padrão.

São apenas seis suítes, todas com jacuzzi dupla e vista, algumas com sauna e lareira. Nas áreas comuns, tem piscina, raia para natação e quadra de beach tennis. O café da manhã é servido no quarto, e o lugar conta com bistrô e personal chef. Há muito o que fazer nos limites do cercadinho, e mais ainda fora. Ibiraquera é perfeita para prática de esportes como wind, kite surf e stand up padlle. As praias de Ibiraquera, do Luz e principalmente Ribanceira, que fica bem pertinho, oferecem ótimas condições para prática do surf. 

Para quem como eu (nasci em Imbituba) conheceu Ibiraquera nos anos 80 com apenas um camping como opção de hospedagem, o surgimento destes lugares cheios de bossa e conforto é uma grata surpresa. 

hospedaria_ponta_da_piteira

Gisela dos Santos, jornalista especializada na área de arquitetura e design. Apresentadora do canal Casa e Cia no Youtube. Curiosa por natureza, adora escrever sobre gastronomia, lugares e viagens.

giselasantos2