Artigo - Shana Lima

POR QUE VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ?

POR QUE VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ?

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Por que você faz o que você faz? Por que a sua marca (leia-se também, empresa), faz o que faz? Por que a sua marca atende ao público que atende? Em tempos pandêmicos, estamos tendo muitos convites que nos provam inúmeras teorias empresariais. Teorias que ouvíamos falar antes da pandemia, mas não tínhamos tempo de parar, pensar, planejar e colocar em prática em nossos negócios. Com louvor, cito algumas delas:

• Conteúdo (branded content) e frequência são chaves em redes sociais.

• Fidelização de clientes é tão importante quanto excelência no atendimento e extrema qualidade no produto.

• Concorrer por preço é injusto, e coloca a empresa em um limbo tão injusto quanto.

• Por que a sua marca existe? Cri, cri, cri... esta pergunta é, de fato, difícil de ser respondida, exige tempo de autoanálise e, em algumas vezes, o divã de um conselheiro ou consultor.

 
Foto: Kelly Sikkema - Unsplash
Foto: Emiliano Ariasa - Unsplash

Estas são algumas das teorias que estão sendo provadas agora na pandemia. Como estão sendo provadas pelas marcas que seguem tendo sucesso em tempos tão desafiadores? Em 2009, Simon Sinek foi speaker de um dos TED Talks mais vistos do mundo: “How great leaders inspire action”, também conhecido pelo “vídeo do Golden Circle”. Em 2009, os empresários, mais à frente de seu tempo, começaram a olhar para dentro de si e buscar seus “porquês”. Afinal de contas, o sucesso da Apple era real e tinha suas razões sendo desenhadas, em três círculos, pelas mãos de Sinek.

    Vi muitas empresas buscarem seus “porquês” e, literalmente, serem vencidas pelo cansaço. Ou pela burocracia de seus processos nada ágeis. Ou ainda, e talvez pelo mais importante fato: pela estafa de ter que olhar para uma história sem um porquê emocional tão forte, a ponto de seguir na árdua busca da razão de sua existência. Olhar para dentro cansa, e são poucas as empresas que estão dispostas a isto. Mexe com os brios, com sonhos deixados de lado para conquistas de sonhos já conquistados e que não mais fazem sentido. Afinal de contas, o tempo passa, a vida se transforma, e nossos sonhos se adaptam. E, antes que me esqueça: não há nada de errado nisso. É a lei da vida!

 
Foto: Jeffery Erhunse - Unsplash

E onde entra a pandemia nisto tudo? Faço uma metáfora com o premiado filme “Onde os Fracos Não Têm vez”. O Coronavírus colocou muitos negócios contra a parede, mas também abriu espaço e visibilidade para tantas marcas aparecerem e conquistarem seus espaços. E quando paro para olhar as marcas que estão tendo sucesso e prometem seguir em ascensão, mesmo depois que as coisas voltarem ao “normal” (se é que isso é possível), percebo uma clareza muito grande em seus porquês.

    Já, há muito tempo, nós como consumidores compramos por admiração, por identificação com uma causa. Não é mais simplesmente porque queremos ter determinado produto. É porque admiramos uma história, a forma como um produto é desenvolvido. A forma como um atendimento é feito. A história das pessoas envolvidas.

    O mercado está cheio de negócios que fazem mais do mesmo. E está escasso de marcas que inspiram pessoas e as têm como fãs. E pasme: não é só um rostinho bonito nos stories do Instagram, com o melhor filtro de todos, que vai fazer com que uma marca prospere nas redes sociais. Afinal de contas, rede social de sucesso nada mais é que o reflexo de uma marca de sucesso. Uma marca que conhece e valoriza a sua história. Que sabe aonde quer chegar, e sabe exatamente quem é seu público e POR QUE o seu público compra o que compra.

    Atendimento, sozinho, não vende. Instagram bonito, sozinho, não mantém nenhuma marca viva. Produto de qualidade, sem atendimento excelente, não faz milagre. E ao buscar o COMO fazer cada um destes itens de forma a converter resultado à marca, caímos onde? No POR QUE. Esta reposta, clara e coerente com a sua essência, move montanhas e faz ultrapassar uma pandemia sem precedentes.

    Agora, responda para si mesmo: Por que a sua marca faz o que faz?

 

Foto Shana Lima: Edinara Teixeira

Shana Lima é Relações Públicas e CEO da Galerie Comunicação Contemporânea. Especialista, entusiasta e estudiosa de construção de marcas e uma “hacker” de relacionamentos on e offline.
@shanalima
shana.lima@galeriecomunicacao.com.br