Negócios

TEMPO DE SE REINVENTAR

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O ano de 2020 tem sido atípico para empresas de todos portes e segmentos, mas há quem esteja conseguindo driblar os desafios com criatividade, senso de oportunidade e adaptação ao novo cenário.

Por Criz Azevedo

    Quando o mundo sinalizava a possibilidade de uma pandemia pelo globo nos primeiros meses de 2020, a maior atenção estava centrada na questão da saúde das pessoas. Ao receber recomendações sobre a necessidade de isolamento social da Organização Mundial de Saúde – OMS, percebeu-se que o impacto teria mais consequências. Alguns setores produtivos da indústria, comércio e serviços tiveram que fechar as portas temporariamente, renegociar seus contratos, impactando sensivelmente em suas receitas e, por consequência, na cadeia de negócios que estão inseridos. Redução da jornada de trabalho e do quadro de colaboradores foram outras das medidas aplicadas. Há diversos casos de organizações que encerraram definitivamente suas operações, muitas tiveram que se reinventar, mas o Brasil também tem bons cases de empresas e empreendedores que investiram em alternativas, ajudando na cadeia do segmento de negócios que fazem parte.

CONCEITO BIOSAFE EM MOBILIDADE 

    Líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com sede em Caxias do Sul, a Marcopolo é uma das maiores em seu segmento no mundo. Em 2020, após registros de uma queda drástica de operações de transporte de passageiros de seus clientes, criou um grupo de trabalho formado por engenheiros, infectologistas e laboratórios, para desenvolverem soluções em nome da saúde e da segurança dos usuários e promover a retomada do segmento, que podem ser acessadas via plataforma Marcopolo BioSafe.

    Para apresentar as inovações e tecnologias, a empresa montou um ônibus com todas as novas soluções e fez um roadshow pelos principais mercados atendidos, tanto no Brasil quanto no exterior, para demonstrar as vantagens e benefícios aos clientes e usuários. “O transporte coletivo é fundamental para garantir a mobilidade das pessoas e não pode ser encarado como um gargalo ou limitador”, enfatiza James Bellini, CEO da Marcopolo. 

Ônibus conceito BioSafe desenvolvido pela Marcopolo para a Ouro e Prata. Foto: Divulgação Ouro e Prata

“Em menos de dois meses, apresentamos ao mercado três soluções de biossegurança embarcada como medida de combate à pandemia”, comenta referindo-se ao FIP Onboard, sistema que usa névoa seca para desinfecção do interior do ônibus, ao kit de proteção para motoristas e cobradores e ao uso de luz UVC para desinfecção dos sanitários, todos instalados neste ônibus-conceito. Bellini acrescenta que as soluções Marcopolo BioSafe seguirão sendo entregues, mesmo após o término da pandemia.

    Entre os clientes da Marcopolo que já estão operando no conceito BioSafe está a Ouro e Prata, que desenvolveu modelos customizados e está realizando algumas de suas rotas com novos ônibus.  Dos 1.500 veículos produzidos com pelo menos um item da plataforma Marcopolo BioSafe, 734 foram enviados ao mercado externo. Essas exportações abrangem países na América Latina, como Peru, Argentina e Chile, e na África, como Angola e Gana. O próximo embarque, que ocorrerá consiste em 29 ônibus para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. 

@onibusmarcopolo

 

AMPLIAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE PRODUTOS

    Especializada em artigos para lojas e pontos de venda, a Sul Acrílicos, com sede em Porto Alegre, percebeu que sua tecnologia e experiência em acrílicos poderia ser aplicada no desenvolvimento de uma linha de máscaras e escudos protetores salivares. E o trabalho resultou em oito tipos de acessórios entre máscaras e escudos para proteção/isolamento em mesas, que podem ser higienizados com frequência.

Os novos produtos passaram a fazer parte do portifólio da marca e são encontrados em supermercados, farmácias, lojas de conveniência, órgão públicos, hospitais e laboratórios de todo país. 

    “Entre abril e agosto, fabricamos aproximadamente 200 mil máscaras. Em razão da alta demanda, foi necessário aumentar, de forma temporária e imediata, a quantidade de empresas terceirizadas para confecção das máscaras”, destaca Rafael Bellé, diretor executivo e comercial – CEO da Sul Acrílicos. Cerca de 10% da produção foi doada para postos de saúde e hospitais públicos do Rio Grande do Sul.

@sulacrilicosexpress

www.sulacrilicos.com.br

Modelo de Face Shield (escudo de proteção) da Sul Acrílicos lançado em 2020 / Foto: Divulgação
Marmita Fouet / Foto: Divulgação, Fernanda B. Griebeler / Foto: Divulgação

DELIVERY E GASTRONOMIA

    O setor de restaurantes e bares, altamente afetado em 2020, viu sua receita reduzir em proporções nunca vistas. Impedidos de abrir suas portas por determinações municipais e pelo fato de os clientes evitarem o contato físico em espaços fechados, tiveram que buscar novas formas de manter seus negócios por meio de delivery e take away na porta do estabelecimento. 

    Entre os que se adaptaram está o Grupo Fuet, capitaneado pela empresária Fernanda B. Griebeler, que atua com serviço de gastronomia para eventos sociais e corporativos, de todos os portes, e tem um braço operacional de Alimentação Transportada. Com uma cozinha industrial quente e fria, centro de distribuição, confeitaria doce, padaria e frota própria, a empresa produz diariamente grande volume de alimentos, que transporta em hot boxes para abastecer hospitais e laboratório da capital gaúcha. No início da pandemia, com a recomendação dos órgãos de saúde e governamentais de ficar em casa e sabendo que muitas pessoas não têm o hábito de cozinhar, o Fouet começou a disponibilizar delivery de marmitas para o público. O propósito é oferecer praticidade e segurança, com refeições que seguem um alto padrão de higienização em sua produção - com equipe, materiais e alimentos. Além de marmitas individuais frescas - com opções saudáveis, nutritivas e para quem tem restrição alimentar -, também entrega sob encomenda bolos, salgados, tortas (doces e salgadas), tábuas de frios e kits de café da manhã ou personalizados para festas e celebrações.  

@grupofouet

 

HOTÉIS OFFICE

    Com a baixa ocupação de viajantes a turismo ou a negócios, hospedagens se viram num desafio de como poderiam fazer com que suas unidades fossem rentáveis. Uma das formas adotadas foi transformar esses espaços em locais para quem precisa de um ambiente silencioso para trabalhar, com o conforto, privacidade, e comodidades como bom sinal de Wi-Fi, room service, acesso à impressora e scanner. E os valores das tarifas geralmente são abaixo dos praticados em diárias com pernoite. A Rede Intercity de Hotéis foi uma das que passou a oferecer esse modelo em 22 dos seus mais de 30 hotéis no Brasil e pretende manter reservas para esse fim.

    Em Porto Alegre, a Rede Laghetto disponibiliza unidades do Vertice Manhattan para serem usadas como escritório temporário, seguindo protocolos de segurança e higiene, além de oferecer condições especiais para pacote acima de cinco diárias. De acordo com a assessoria, a reabertura dos empreendimentos da Rede Laghetto está sendo realizada de forma gradual incluindo exclusivo treinamento das equipes de funcionários com profissionais de saúde.

    A Hospedaria das Brisas, na Praia do Rosa, é destino para “road office”. A tradicional pousada, que opera há mais de duas décadas na charmosa praia de Santa Catarina, aderiu aos protocolos de segurança (redução de número de hóspedes, treinamento e acompanhamento saúde dos colaboradores e hóspedes, café da manhã individualizado, higienização permanente das instalações, entre outras), investiu em internet ainda mais potente, adaptou as suítes com espaço destinado ao trabalho e tem recebido turistas que buscam paz em meio à natureza sem deixar de lado as tarefas laborais.

@intercity.hotels

@laghettohoteis

@hospedariadasbrisas

 
Comodidades do hotel office da Rede Intercity / Foto: Divulgação Intercity
Teste de estilos / Foto: Divulgação ArqExpress

DECORAÇÃO NA PANDEMIA

    Durante estes meses de isolamento social, difícil encontrar quem não mudou, ou teve o desejo de mudar algum cantinho da casa. Muitos até quiseram se aventurar nas obras e colocar, de fato, a mão na massa. Com orçamento mais baixo e execução mais rápida, os pequenos projetos estão entre os campeões de pedidos que chegam aos escritórios de arquitetura. De acordo com Renata Pocztaruk, arquiteta e CEO da ArqExpress - startup de arquitetura e decoração que inova ao entregar projetos com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde - na pandemia as pessoas buscaram por transformações que possam ser feitas com a família dentro de casa, com custo acessível e sem obra. “Com a quarentena, cresceu o desejo por decorar os ambientes e melhorar o bem-estar, seja adquirindo um móvel novo ou dando uma repaginada com acessórios, paisagismo e iluminação. Há ainda a questão do home office e muitos precisaram criar um espaço exclusivamente para o trabalho em casa”, afirma. A metodologia inovadora criada pela ArqExpress, com a proposta de transformar ambiente de forma rápida e com a quantia que o cliente está disposto a pagar, rendeu à empresa um crescimento significativo, com atendimento de aproximadamente 50 clientes por mês. A empresa atualmente possui escritórios próprios em Porto Alegre e Rio de Janeiro, conta com 100 consultoras e 20 parceiras em todo o Brasil, que atendem todo o território nacional de forma online.

@arqexpress

MENTORIA PARA EXECUTIVOS

    Gardênia Rogatto, formada em Ciências Contábeis, durante 15 anos foi executiva de uma multinacional de grande porte, referência em auditoria e consultoria em negócios, PwC, onde, além exercer o cargo de gerente sênior de auditoria, era porta voz da empresa para a indústria de entretenimento e mídia, e também mentora de carreira. Em 2013, começou um processo de transição de carreira interno. “Com o avançar das minhas transições na carreira, eu achei que tinha que levar ao mercado corporativo um propósito ainda maior. Em 2016, criei o Não Pira Desopila que é uma plataforma de lifestyle dedicada especialmente a executivos, que visa inspirar e despertar pessoas que já conquistaram espaços em suas carreiras e estabilidade financeira a descobrirem suas válvulas de escape. Neste espaço virtual, trouxe profissionais de diferentes expertises para abastecer com conteúdos especializados. Uma das fontes de receita dele é o turismo, o qual já era uma das formas de remuneração de outra plataforma anterior, por meio de parcerias com empresas do trade. No entanto, 2020 estagnou para o turismo, por razões que todos conhecem. Como no final de 2019, eu já estava maturando a ideia de que precisaria levar algo maior para o mercado, retomei a experiência como mentora de carreira, realizando workshops de descompressão, em parceria com a especialista em wellness Luci Kaneko Orkov, que hoje acontecem em formato on-line, com cerca de 4 horas cada. De acordo com retorno de clientes de empresas nacionais e multinacionais que estou atendendo, os workshops atendem à uma lacuna no mercado, que é mostrar para as pessoas que elas precisam ter suas válvulas de escape individuais”. Após os workshops, acontecem processos de mentoria, onde Gardênia conversa individualmente com esses executivos. “Posso dizer que 2020 está sendo um ano de plenitude na minha carreira, ensinado sobre descompressão, sendo mentora de importantes profissionais, conseguindo ajudá-los nesse momento que o mundo impõe desafios em diversos campos, entre eles a qualidade de vida”.  

@naopiradesopila

www.linkedin.com/in/gardenia-rogatto/

Mentoring com Gardênia Rogatto / Fotos: Arquivo pessoal