Eventos Virtuais - Criz Azevedo

ON/OFF VOCÊS ESTÃO ME VENDO?

WhatsApp

Iniciativas virtuais tornam-se alternativas aos eventos presenciais

A frase do título tem sido uma das mais faladas nos encontros virtuais via plataformas e aplicativos que realizam salas de bate-papo. O aumento significativo do uso de recursos digitais como estes deve-se em razão da necessidade de distanciamento social provocado pelo Coronavírus no mundo, que promoveu uma reconfiguração no cotidiano de empresas e pessoas.
Se por um lado a tecnologia tem ajudado a cumprir a agenda obrigatória de reuniões necessárias das empresas com suas equipes e compromissos com clientes que precisam ser atendidos, por outro lado, ela nem sempre é 100% eficaz em função da qualidade do sinal de conexão. Driblar questões técnicas nem sempre é possível, pois independe da vontade do usuário. No entanto, alguns eventos virtuais tendem a permanecer depois que a pandemia terminar, de acordo com alguns profissionais que conversamos.

#DEGUSTAÇÃOONLINE

Para Michelle Landgraf, chef e sommelier, a pandemia exigiu criatividade para levar seus cursos de degustação de vinhos sem a necessidade de reunir pessoas numa única sala física. Afinal, como beber vinho on-line? No final de maio, passou a executar uma ideia que tinha iniciado num grupo fechado exclusivo para amigos: degustação às cegas com mediação pela internet.
O cliente compra um dos módulos de Michelle, recebe em casa de cinco a seis pequenas garrafas numeradas, sem rótulo, onde em cada uma está armazenado um vinho diferente do outro. Tudo isso acompanhado de petiscos e uma ficha de degustação. No dia do evento, os compradores daquele módulo recebem um link para a sala onde será realizado o encontro virtual, para beberem juntos. 

Sendo que a cada garrafa numerada, Michele aborda aspectos sobre aquele vinho específico, e o grupo pode trazer suas percepções sobre o que estão bebendo, conversando e anotando na ficha se quiserem. A revelação sobre quais vinhos foram degustados acontece perto do final da atividade.
De acordo com Michelle, “as turmas são pequenas e estão sempre lotadas, pois a proposta é que as pessoas tenham espaço e tempo para interagirem. Além disso, queremos que seja algo descontraído e sem afetação”.
Os módulos não visam formar pessoas, mas propor boas horas de encontros, apreciando vinhos de forma descomplicada. Sendo que cada encontro leva nomes criativos: Primavera Rosé, Pinot Topzera, Brancos Carnudos, Volta ao Mundo em 5 Vinhos, entre tantos outros, resultando em mais de 30 encontros desde maio, com cerca de 200 pessoas, muitas delas reincidentes, sendo alguns deles encontros extras devido à grande procura por um mesmo módulo. Segundo a sommelier, quando passar a pandemia, pretende continuar nesse formato para alguns encontros, mas retomando os presenciais também.

Foto: Tatiana Feldens
@milandgraf

#MELHORLANCE
Compradores de obras de arte também tiveram seu momento virtual para dar lances e adquirem peças de artistas de renome nas artes visuais. Uma iniciativa inédita promovida pelo Canal Arte 1 levou a experiência de um leilão para a internet e a TV, em mais de uma oportunidade e ao vivo. Com mediação de um leiloeiro, foi possível apreciar peças de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Cildo Meireles, Lasar Segal, entre outros, disponíveis no pregão online. Para participar, o comprador precisa fazer uma inscrição prévia, mesmo que ele não tenha certeza de que vá adquirir. E o público pode assistir, acompanhando os lances. Vi Di Cavalcanti ser arrematado por pouco mais de 10 mil reais (bem tentador). Como em todo leilão, as peças têm valor mínimo indicado pelo proprietário, e o martelo é dado para a melhor oferta.
Em Porto Alegre, a Fundação Iberê promoveu um leilão virtual, nos dias 9 e 10 de setembro, com o objetivo de apoiar a manutenção da instituição e viabilizar sua programação artística. De acordo com a assessoria de imprensa, foram arrematados 102 obras, joias e itens de design, totalizando aproximadamente R$ 900 mil. O leilão foi transmitido ao vivo pelo Instagram, onde o público pode conhecer as obras e dar seus lances, tanto pelo site do leiloeiro como por telefone.
@canalarte1
@fundacaoibere

#WINESOFARGENTINA
Um convite do Consulado da Argentina incentivou a me inscrever no webinar ARGENTINA 3D PROGRAMA EDUCATIVO que faz parte do curso de sommelier promovido pelo Wines of Argentina, instituição que representa vinhos daquele país. Na primeira fase do evento totalmente virtual e ao vivo, composta por sete seminários, o Argentina 3D tratou exclusivamente sobre as regiões vitivinícolas, com a presença de sommeliers, enófilos e enólogos como palestrantes, abordando os diferentes terroirs que compõem o território. E o público participou por meio de perguntas nos encontros. Como se trata de um curso de formação, foram encaminhados testes online posteriormente. A segunda fase do programa envolve degustação de vinhos, no entanto, essa parte da experiência será realizada apenas em São Paulo devido a questões logísticas, e em razão de não poder ser feita, por enquanto, nas regiões produtoras em função das restrições para atravessar as fronteiras. De acordo com Sebastian Oviedo, Assistente Sênior para divulgação no Brasil e América Latina, foi a primeira vez que o Wines of Argentina promoveu curso neste formato: “A ideia é desenvolver novos cursos online, uma vez que eles possibilitam melhor uso dos recursos para quem não pode viajar, além de ser uma forma de disseminar a cultura do vinho argentino para mais pessoas”. Nesta primeira iniciativa, participaram dos seminários 516 alunos do Brasil, compondo um total de 1.016 participantes de países como México, Peru, Paraguai, Chile, Venezuela, Costa Rica, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Itália.
@winesofarg

#TOGETHERATHOME
Se ao vivo é difícil afinar agendas que reúnam grandes nomes da música, pelo menos a Internet dá um jeito e consegue promover a maior live musical até hoje registrada em 2020, trazendo nomes como Paul McCartney, Elton John, Billie Joe Armstrong, Rolling Stones, Billie Eilish, Stevie Wonder, para o Festival “One World: Together at Home”, no dia 18 de abril. A ideia teve por objetivo arrecadar doações para combate ao Coronavírus e resultou em 127,9 milhões de dólares doados para a Global Citizen, entidade não governamental, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E os artistas participantes gravaram suas performances de suas casas.

Papa Francisco Foto: Pixabay

#PAPAFRANCISCO
Momento que marcou a Semana de Páscoa aconteceu quando o Papa Francisco caminhou pela praça vazia junto à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a benção “Urbi et Orbi”, com transmissão para mais de 1,3 bilhão de pessoas que a assistiram por meio de suas TVs e Internet. Pela primeira vez, na história da Igreja Católica, a indulgência plenária (perdão dos pecados), que faz parte dos ritos dessa tradição, foi realizada sem corpo presente dos fiéis. No entanto, vale lembrar que a instituição religiosa é uma das que mais usa a tecnologia para levar sua mensagem ao globo muito antes da pandemia, pois em 1963, já se tem registro de cerimônia pela TV brasileira, via Vaticano.
@vaticannews

Patrícia Parenza e Marcelo Pires Foto: Arquivo pessoal, Débora Tessler Foto: Ricardo Lage

#LIVECOMCONVIDADO
Quem não assistiu ao menos uma live de entrevistas nesta pandemia, via Instagram, que arremesse seus fones. A própria Onne&Only, por meio do publisher Marcelo Tovo, realizou algumas entrevistas, trazendo entre os convidados o antropólogo Michel Alcoforado, o secretário de turismo de Gramado Rafael Carniel, o executivo da Apple Franz Figueroa. Pois o aplicativo tem sido um dos recursos mais usados neste momento de distanciamento físico com os vídeos de entrevistas ao vivo (ou gravados), como os do estilista @ronaldofraga, que trouxe músicos, escritores, designers “convidados”, que não estão mais entre nós, por meio de narrativas saborosas contando momentos curiosos sobre elas.

Entres os anfitriões que pretendem manter a programação de entrevistas por lives está a relações públicas Débora Tessler, com o seu Dvora Connection: “A ideia surgiu no início do isolamento social para atender a minha necessidade de escutar histórias e reflexões das pessoas. Uma forma para eu me sentir mais próxima de todos, além de exercer meu maior dom: o de conectar. A experiência desses seis meses de conteúdos diversos é fantástica, pois aprendi muito com todos, me permiti emocionar com os convidados, entreguei um conteúdo legítimo e original para a audiência. Vejo como um grande ciclo virtuoso. Quero seguir com o Dvora, possivelmente com algum ajuste de agenda, pois descobri que anfitriar essas conversas é um dos momentos mais especiais do meu dia! Aí, acho injusto comigo eu deixar de fazer algo que me dá tanto prazer só porque lives podem sair de moda”, destaca Débora.

Patricia Parenza, jornalista e influenciadora, que já realizava entrevistas pelo IG com mulheres 45+, criou junto com o namorado, o publicitário Marcelo Pires, a Live de Casal: “Em razão deste momento da pandemia, muitos casais passaram a conviver mais tempo juntos, alguns com filhos e trabalhando. Tudo isso dentro de casa. Queríamos entender como eles estavam lindando com essa experiência”. Entre os entrevistados, os casais Consuelo Blocker e Roberto Leone; Ricardo Freire e Nick Santiago; Tulio Milman e Jaqueline Sordi, que contaram um pouco das suas rotinas neste momento de isolamento. E Patrícia aplicou algumas perguntas do Questionário Proust (Marcel Proust), que vem da época vitoriana e pode ajudar a conhecer aspectos da personalidade de uma pessoa.

Se o assunto é agronegócio, Paula Becker, produtora rural, conversa com especialistas, duas vezes por semana e com horários fixos, pela Rádio Encruzilhadense, disponível na Web e transmitida via Instagram. “As entrevistas acontecem às 13 horas, pois é quando a maioria dos produtores estão em casa para a pausa do trabalho no campo. Muitos seguidores da rádio pediram para ser um pouco mais cedo, para almoçarem ouvido o Guria da Lida. Sobre a continuidade do programa, ela diz que manterá, devido à ótima repercussão e retorno positivo do público”. 


Lives ao infinito e além.


@deboratessler
@patriciaparenza
@marcelopiresideiadasilva
@guria.da.lida