Por Criz Azevedo
Se você pudesse viajar agora para qualquer lugar do mundo, aonde iria? A pergunta é frequente nos quizzes de stories do Instagram. Afinal, são meses “confinado” em casa e em seu próprio país. A vontade de ganhar o mundo novamente, após meses de isolamento, só faz crescer a busca por pacotes para 2021, e com descontos bem tentadores nos sites que comercializam passagens e passeios. Enquanto isso, #TBTs (Throwback Thursday) nos feeds, com registros do passado, às vezes nem muito distante, revelam a saudade dos internautas de carimbar o passaporte.
No entanto, há quem já conseguisse atravessar a fronteira por ter cidadania naquele país, e/ou comprovasse possuir moradia, quando algumas nações ainda não estavam permitindo a entrada de brasileiros. De qualquer maneira, as restrições de cada país podem variar, e há grandes possibilidades de o turista ser obrigado a fazer quarentena assim que passar pela imigração atualmente.
Neste cenário, outro fenômeno acontece e com tendência de crescimento: o turismo regional. Diversas iniciativas brasileiras promovidas por empresários e setor público estão criando produtos turísticos para atrair visitantes. Ambientes abertos e com natureza exuberante, turismo de proximidade, staycation (bate-volta), mais viagens de carro (pois nem todos se sentem confortáveis e seguros para entrar numa aeronave por enquanto). E para quem prefere viajar de seu smarthphone ou computador, a Internet dá uma mão por meio dos tours virtuais.
NA PAZ
Que tal desconectar a mente e o corpo em uma casa flutuante? A ideia desenvolvida pelo empresário do segmento do entretenimento e novos negócios, Facundo Guerra, ganhou as redes sociais com o projeto Altar. Trata-se de uma casa que “navega” pelo lago da represa Jaguari, em São Paulo, disponível para reservas pelo Airbnb. A estrutura foi pensada para ser autossuficiente, com quarto, sala integrada com cozinha, banheiro, deck, em uma área de 64 m2. O esgoto conta com tecnologia que permite ser tratado na própria casa, e a eletricidade é obtida por painéis solares e baterias. Por sua configuração diferenciada, ela é considerada uma embarcação e tem assinatura de um engenheiro naval.
@altar.br
@airbnb
BANDO EXPERIÊNCIAS GUIADAS
Ideia surgida na pandemia, criada por profissionais do turismo, o Bando Experiências Guiadas é uma plataforma desenvolvida por Guias de Turismo Viajantes para Guias de Turismo e Viajantes! O objetivo da ferramenta é oportunizar Experiências Guiadas Online em locais onde cada guia tem a sua especialidade. A ideia partiu dos colegas de profissão Andreia Gruner, Leo Menezes, Michelle Carvalho, Paula Fontella e Viviane Monteavaro, inquietos e com expertises diferenciadas.
Segundo o time, a plataforma é uma ferramenta que busca “valorizar o trabalho do Guia de Turismo, capacitado para tal e credenciado junto ao Ministério do Turismo”.
O Viajante encontrará opções de Experiências Guiadas Online pelo olhar do Guia de Turismo e poderá consultar o perfil destes profissionais, suas experiências e comentários de outros viajantes. O processo funciona com a inscrição de guias de turismo credenciados no Ministério do Turismo que receberão da plataforma suporte tecnológico e treinamento. Serão oferecidos aos usuários (Viajantes) que poderão viajar de qualquer lugar para qualquer lugar por meio do site: www.bandoexperienciasguiadas.com.br
@bandoexperienciasguiadas
GUIA SOLIDÁRIO: LUGARES APAIXONANTES PELO BRASIL
Cerca de 70 produtores de conteúdo do Brasil criaram um guia digital de viagens durante o período da pandemia. É o e-book afetivo ¨Lugares apaixonantes pelo Brasil¨, que tem 135 destinos para descobrir no país, quando for possível viajar de novo. O material contém 300 páginas de conteúdo, e pode ser adquirido mediante doação A PARTIR de R$10. Em quem puder contribuir com um valor maior, o dinheiro é doado para comunidades que precisam de apoio. No site, é possível acompanhar as evoluções das doações.
www.combatecovid.org/guiasolidario
VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS
Em razão da pandemia, museus de arte pelo mundo fecharam as portas temporariamente para evitar aglomerações. Quem já entrou no Louvre, em Paris, sabe do que estamos falando. Mesmo com a reabertura gradual desses espaços culturais, no segundo semestre de 2020, o público ainda terá que usar máscara, e o número de pessoas para assistir é restrito. Alguns trabalham com agendamento, como a Fundação Iberê, em Porto Alegre. Para situações em que não é possível viajar, a sugestão é o tour virtual que museus no Brasil e no mundo oferecem. Outra forma de acessar imagens de acervos é via Arts & Culture do Google. Neste espaço, o internauta insere o nome do museu, e a plataforma leva para uma galeria de imagens do lugar.
www.artsandculture.google.com/explore
INCENTIVO AO TURISMO REGIONAL
Em maio de 2020, as criadoras de conteúdo Anelise Zanoni, da Way Content e Travel Terapia, e Andressa Griffante, do RS Bloggers e Passageira.com.br, lançaram o projeto “Quando tudo passar, #ViajePeloRS”, com o objetivo de divulgar o turismo no Rio Grande do Sul de forma responsável, motivando as viagens de proximidade e consumo local. Para isso, convidaram 19 influenciadores digitais para o desenvolvimento de um vídeo colaborativo, trazendo imagens de diversas regiões do Estado.
As cenas mostram atrações de municípios da Serra Gaúcha, Campos de Cima, Litoral, Fronteira Oeste entre outros. Com ampla divulgação nas redes sociais e pauta em veículos de comunicação, a ideia mobilizou associações de municípios a convidar Anelise e Andressa para outros projetos, como o AMTURVALES, do Vale do Taquari, bem como parcerias com o Sebrae/RS.
Além dessas iniciativas, Anelise criou o projeto Missões, percorrendo 12 municípios no noroeste do Estado, em parceria com a Associação dos Municípios das Missões e o Sebrae/RS. O objetivo é apresentar diferentes pontos turísticos via redes sociais e um guia digital gratuito que estará à disposição a partir de novembro. A região tem entre seus maiores cartões postais as ruínas jesuítas de São Miguel das Missões, localizadas em um sítio arqueológico declarado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela Unesco, em 1983. O local faz parte de uma narrativa audiovisual promovida pelo Sebrae/RS, lançada na plataforma Viva o RS, onde também podem ser acessadas 100 opções de produtos turísticos.
@rsbloggers
@passageira.com.br
@travelterapia
@waycontent
www.vivaors.com.br
EXPERIÊNCIAS VIA AIRBNB
Conhecida pela locação temporária de casas e apartamentos, a plataforma Airbnb disponibiliza uma aba de experiências. São atividades únicas que podem ser realizadas com os anfitriões, desde aprender a fazer uma técnica de pintura, uma receita de doce que só tem naquela cidade, uma aventura no deserto com um guia experiente. Enfim, o cardápio de sugestões é grande, e o viajante tem a oportunidade de vivenciar a realidade do lugar por meio de uma atividade. Quem contratou uma das experiências via Airbnb foi a jornalista Aline Rocha, do blog Sem Pressa de Voltar, em sua viagem ao Marrocos em 2019. Ela e o marido Vinicius Viegas amam cozinhar e aproveitaram para fazer um workshop de culinária marroquina em Marrakech. “Descobri o ateliê do Chef Tarik Harabida. O curso é realizado em uma fazenda orgânica, num pequeno vilarejo a cerca de 30 km do centro da cidade. O instrutor nos apresentou as principais especiarias da gastronomia marroquina. Aprendemos a preparar alguns tipos de tajine (de cordeiro, de vegetais, de frango com limão confitado), cuscuz e três tipos de saladas. Foi a melhor experiência que tivemos no Marrocos”.
@sempressadevoltar
www.airbnb.com.br/s/experiences