Acessórios Gourmet

QUANDO AS BOAS HORAS PEDEM UM CHURRASCO

WhatsApp

Motivos para assar uma carne no espeto ou na grelha não faltam. Além da carne e dos acompanhamentos, bons acessórios são indispensáveis. E a Tramontina conta com uma linha de produtos práticos, seguros e fáceis de manusear. Além disso, muita coisa mudou no universo do churrasco: novos cortes, estilos de assar, e até açougues gourmet entraram em cena.

ALGUNS CORTES EM EVIDÊNCIA

Dry aged, cortes argentinos e americanos como o bife de chorizo e o NY-strip. Sem falar nos defumadores, hambúrgueres, cogumelos e no churrasco sem carne, que está muito na moda, e é uma tendência que veio para ficar, afinal, as escolhas alimentares de cada um devem ser respeitadas, inclusive tem dica sobre isso logo mais adiante.

CHURRASQUEIRA: O LUGAR ONDE TUDO ACONTECE

Antes de tudo, você precisa saber onde vai preparar a sua carne. Existem vários modelos de churrasqueiras da Tramontina. Escolha a que combinar melhor com seu gosto e, muito importante: acenda o fogo 30 a 40 minutos antes para formar o braseiro ideal. Se for um modelo a gás, pré aqueça por 15 a 20 minutos.

FACAS: AS MELHORES AMIGAS DO ASSADOR

Fazer a escolha certa de cada modelo de faca é super importante para uma refeição saborosa e digna de respeito. As lâminas em “v”, entre 8 e 10 polegadas, são as mais indicadas para todas as etapas, como cortar e limpar a carne crua, desossar e, depois de assada, cortar e retirar o excesso de sal. Outra coisa: não adianta ter a faca certa e deixá-la sem fio. Use uma chaira para isso. Se você está na dúvida, procure kits e conjuntos que garantem a faca e sua chaira ideal.

Tábuas: todo churrasco precisa de pelo menos duas: uma para carnes cruas, e outra para carnes assadas. E as carnes, os petiscos e os legumes são os protagonistas da refeição, merecem um lugar exclusivo no churrasco. Por isso, as tábuas são fundamentais para todas as etapas do preparo e na hora de servir. As da Tramontina são produzidas em madeira nobre, possuem acabamento em verniz atóxico e proteção antimicrobiana.

TALHERES: NÃO ADIANTA CAPRICHAR NA CARNE E ESQUECER DA MESA

Os talheres fazem toda a diferença para o visual do churrasco. E os detalhes em cabo Polywood dos garfos e facas da Tramontina trazem toda a tradição dessa delícia para a mesa. Além do design característico, eles são mais resistentes, permanecendo bonitos por muito tempo, e podem ser higienizados em máquinas de lavar louça.

CHURRASCO A DOIS, SIM

Para um verdadeiro apaixonado por churrasco, estar sozinho ou a dois não é desculpa para não fazer um bom assado! Confira algumas dicas para não errar nessa hora. Escolha as carnes: a dica é escolher cortes menores e que sejam mais rápidos de fazer, como maminha, linguiça e assado de tira.

E, para temperar, aposte no tradicional sal grosso para não errar. Planeje as quantidades: geralmente, recomenda-se 500g de carne sem osso ou 700g de carne com osso.

Para o fogo, dá para usar como média 1kg de carvão para cada 1kg de carne. Não esqueça do kit básico: uma faca bem afiada, um garfo trinchante e um pegador para carne. Recomenda-se o Jogo para Churrasco 3 Peças ou então o Kit para Churrasco com Tábua de Madeira. Com esses kits você vai estar pronto para preparar um bom churrasco.

E se pretende fazer muitos churrascos para dois, vale a pena investir também em uma churrasqueira portátil.

ACOMPANHAMENTOS

Um bom churrasco ganha destaque, também, pelos seus acompanhamentos, como farofinha, arroz, pão de alho, salada de maionese.

Essas sugestões podem ser muito bem-vindas para aqueles que não consomem carne. Legumes, verduras e frutas (sim!) são uma ótima opção para servir para os seus amigos. Batata, cebola, berinjela, abobrinha, pimentão, tomate, cogumelos, milho, queijo coalho, abacaxi (você pode adicionar um pouquinho de canela para a sobremesa) ficam ótimos grelhados.

Algumas sugestões para agradar a todos: batata com queijo derretido acompanhada de temperos; espetinho grelhado de tomate, pimentão, abobrinha e cebola; abacaxi com canela; morango e banana cobertos de chocolate branco ou ao leite; banana assada recheada de quadradinhos de chocolate.

Receita de pão de alho: 1 pão francês, 1 colher de sopa de manteiga, 1 dente de alho. Derreta a manteiga em fogo baixo na frigideira. Pique e amasse bem o alho, e adicione na frigideira. Corte o pão ao meio, coloque a mistura de alho e manteiga dentro dos pães. Leve para a churrasqueira até dourar.

Tem mais receitas no blog: https://www.tramontina.com.br/dicas-fazer-bonito/veja-osacompanhamentos-que-nao-podem-faltar-no-seu-churrasco

A Tramontina, está de olho nesse movimento e preparada para atender a todos os novos estilos e gostos. A ideia é descobrir juntos esses novos sabores, sem perder a essência do churrasco, ajudando os churrasqueiros a fazerem bonito sempre.