Fundada por Arno Johann, em agosto de 1949, o próspero negócio familiar começou com uma pequena loja de materiais de construção na cidade de Lajeado (RS). Inicialmente, eram pequenas quantidades de itens que foram se refinando com o passar do tempo, sendo hoje uma das maiores referências gaúchas no ramo de acabamentos em alto padrão para a construção. Estamos falando da Costaneira.
A empresa conquistou reconhecimento por ter investido forte em instalações modernas, alta tecnologia, estruturas organizacionais bem definidas e planejamentos estratégicos, possuindo um modelo diferenciado de loja de acabamentos, que entrega aos seus clientes qualidade, comodidade, conforto, sofisticação, requinte, elegância e, principalmente, a realização de sonhos. O conceito primordial da Costaneira permanece inalterado, e é o condutor diante das tomadasdedecisões “Transformar sonhos emambientes”. Isso implica em ampliar as estratégias para atender às necessidades, e superar as expectativas daqueles que depositam a confiança no trabalho empreendido, oferecendo uma série de serviços exclusivos, agilidade no sistema de gestão, processos bem estruturados e ampliação dasparcerias,para entregar aindamais satisfação aos clientes.
Hoje, a Costaneira possui oito lojas próprias, localizadas em pontos estratégicos do Rio Grande do Sul: Lajeado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, SantaMaria e Porto Alegre - comuma loja Premium. A Costaneira é também reconhecida por ser uma empresa referência para profissionais da área de arquitetura, engenharia e design no estado do Rio Grande do Sul. Para que isso seja possível, a empresa realiza ações de engajamento, excelente suporte e valorização dos profissionais.
AJ DESIGN
Buscando os melhores e mais modernos produtos existentes no mercado para oferecer aos clientes, a Costaneira trabalha com uma ampla gama de produtos que oferecem a solução completa para o acabamento da obra ou do projeto, dentre eles: os revestimentos para áreas internas e externas como porcelanatos, vinílicos e laminados; os acabamentos para banheiros como louças, metais e banheiras; e os produtos para cozinhas como cubas, lixeiras, fornos e coifas de inox. Com este propósito, a Costaneira desenvolveu uma marca própria que foi criada com o intuito de oferecer aos clientes linhas exclusivas de produtos. Atuante no mercado desde 2007, o nome da marca homenageia o fundador da empresa, Sr. Arno Johann, trazendo suas iniciais AJ. A marca se destaca no mercado principalmente pela oferta de metais com design exclusivo, conforto e consciência ambiental. Também dispõe de ampla linha de produtos, incluindo saboneteiras, rodapés, acessórios de banheiro, chuveiros, cubas, torneiras e misturadores com modelos em bica alta e baixa. No ano de 2020, a empresa investiu em novas linhas com design sofisticado e contemporâneo, apresentando cores e detalhes discretos e atemporais como rose gold, gold, preto fosco, ampliando a oferta de produtos exclusivos que se adaptam às necessidades do cliente e parceiro.
EMPRESA SE REINVENTA DURANTE PANDEMIA
A empresa familiar passou por gerações e presenciou inúmeros momentos no decorrer de sua história, mas nada comparado ao que se revelou neste ano, trazendo momentos de incertezas e preocupações com o futuro, apostando em inovações para se reinventar ao chamado “novonormal”. Com ideias visionárias de sua direção, a empresa viu neste novo formato de mercado a oportunidade de impulsionar suas vendas através de uma moderna plataforma de e-commerce,dando start ao seuprojeto omnichannel. Para levar os mais recentes lançamentos aos clientes, a Costaneira marca presença em feiras e eventos de todo o mundo, pois são ótimos locais para conhecer novidades mercadológicas. Ao entrar em contato com diversas empresas, muitas delas referências internacionais, fabricantes de produtos de inovação, adquire conhecimento sobre tendências e inovações do mercado como que há demais moderno mundialmente, ganhando agilidade em apresentar os lançamentos para os clientes em primeira mão. Além de ir a feiras do ramo, também comparece a eventos que tenham relação com design e arquitetura, como, por exemplo, mostras de arquitetura e decoração. Assim, é possível ter uma visão ampla do que vem pela frente e antecipar tendências para os clientes. Com o cuidado em manter o contato próximo aos seus clientes e parceiros, tem disponibilizado atendimento Web e WhatsApp, realizando lives e eventos virtuais. Foram consolidadas, também, ações de valorização dos profissionais de arquitetura, através de treinamentos virtuais, envio de materiais técnicos de apoio, divulgação de trabalhos em anuários e revistas, e lançamento da incrível campanha “Conquiste o México”.
PROJETOS FUTUROS E LANÇAMENTOS
Especializada em materiais de acabamentos de alto padrão, a empresa segue comprometida em apresentar inovações e tendências no mundo da arquitetura, dispondo dos últimos lançamentos de marcas parceiras. O projeto de expansão da Costaneira direciona investimento em reestruturação do centro logístico e ampliaçãodo espaço físico de algumas lojas, mantendo os ambientes modernos, e propiciando mais conforto aos clientes e parceiros. Com foco no momento atual, a empresa está trazendo propostas diferentes para suas equipes, dispondo material de apoio para colaboradores e investindo em campanhas internas com premiações inéditas, engajamento em campanhas focadas em datas comemorativas linkadas ao comercial,dandouma ferramenta amaispara seus colaboradores. Como em toda sua história, manteve seus pilares de confiança, credibilidade, sofisticação e inovação, superando de forma excepcional as adversidades deste momento, e seguindo, ainda mais forte, em sua trajetória de sucesso.
Costaneira
www.costaneira.com.br
@costaneira_ambientes