Bebidas de Verão / Tea Shop

KOMBUCHA TEA SHOP CHEGA PARA REFRESCAR O VERÃO

WhatsApp

MAIS ESPECIALIZADA REDE DE CHÁS DO PAÍS LANÇA A BEBIDA EM TRÊS VERSÕES PARA HIDRATAR NA TEMPORADA SEM ABRIR MÃO DO SABOR E DA SAÚDE

A bebida que promete causar na estação quente é conhecida há 2 mil anos e faz um bem danado para a saúde. É a kombucha, obtida a partir da fermentação das folhas da Camellia sinensis – a planta de onde é extraído o chá – e cujo consumo vem crescendo no mundo inteiro. Maior e mais especializada rede de chá do país com 34 lojas, a Tea Shop está lançando três sabores de kombucha para o verão: Wild Peach, Rooibos Chai e Apple Temptation, todos produzidos a partir dos melhores chás da marca.

A kombucha (pronuncia-se kombutcha) ou kombuchá é uma bebida probiótica produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar orgânico e uma cultura com mais de 40 leveduras e bactérias. Também pode ser chamada de “o” kombucha. O resultado é uma bebida naturalmente frisante, saborosa e muito refrescante, que promove a saúde intestinal e fortalece o sistema imunológico.

“Identificamos uma afinidade natural da kombucha com todos os atributos que os apaixonados por chá buscam nas nossas mesclas, tais como equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida. Por isso decidimos incluí-la em nosso portfólio”, explica o CEO da Tea Shop, Michel Bitencourt. Além dos três sabores de lançamento, outros dois chegarão às prateleiras em breve. Bitencourt, que também é tea sommelier, chama a atenção para outra característica da kombucha Tea Shop: o sabor. “É muito saborosa por causa da qualidade da matéria-prima. O consumidor toma com prazer, e não por obrigação.”

Com origem no nordeste da China há mais de 2 mil anos – há registros desde 220 antes de cristo –, a kombucha sempre foi empregada como medicamento natural e de ação anti-inflamatória. Nas décadas de 1960 e 70, se popularizou depois de agradar ao paladar dos hippies e naturalistas, responsáveis por difundir o uso da bebida fermentada em vários países. Nos últimos anos, o mercado da kombucha vem crescendo embalado por consumidores que valorizam a saúde. Dados apresentados no início de 2020 pela consultoria Global Market Insights mostram que os negócios com a bebida orgânica passaram de 1,8 bilhões de dólares em 2018 e devem crescer 16% até 2025.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Pesquisadores ainda estudam todas as propriedades da bebida para o corpo. Confira algumas descobertas:

1. O consumo da kombucha está associado à redução de problemas estomacais, aumento da imunidade, melhor promoção da saciedade e promoção da saciedade.

2. As bactérias ácido-láticas da kombucha têm ação no intestino e podem ajudar na digestão.

3. Quando é produzida a partir do chá verde, melhora os níveis de colesterol no sangue.

4. Uma pesquisa feita em laboratório revelou que a ação antioxidante da kombucha tem propriedades curativas no fígado e retarda a digestão de carboidratos, podendo reduzir os níveis de açúcar no sangue.

5. O ácido acético produzido na fermentação e os polifenóis do chá ajudam a combater infecções.

CARACTERÍSTICAS DA BEBIDA

Temperatura ambiente

A kombucha Tea Shop suporta ficar até 25 dias após a data de fabricação em temperatura ambiente. Na refrigeração o processo de carbonatação é estabilizado.

Mais ou menos gás

Quando o processo de carbonatação não está completo, sugere-se deixar a kombucha em temperatura ambiente por mais dias. Quanto mais tempo em temperatura ambiente, mais gaseificada ficará a bebida.

Pode voltar para a temperatura ambiente

A kombucha não é como a cerveja, que não pode sofrer mudanças bruscas de temperatura. Caso esteja gelada, pode voltar para a temperatura ambiente. O que ocorre é que o processo de carbonatação, que estava hibernado, volta a ficar ativo.

Açúcar na bebida

O açúcar utilizado na produção tem a função de nutrir a cultura simbiótica de bactérias e leveduras durante o processo de fermentação (que é contínuo). O residual de açúcar na bebida é muito baixo. Cada garrafa traz a tabela nutricional.

Teor alcoólico

A kombucha pode conter um traço de álcool de no máximo 0,5%. Durante o processo natural de fermentação, as leveduras transformam o açúcar em etanol, que depois se desdobra em ácidos orgânicos benéficos para o organismo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento classifica como “não alcóolicas” as bebidas que têm um percentual inferior ou igual a 0,5%.

Diabetes

Portadores de diabetes devem consultar o médico sobre o consumo da bebida e se basear no residual de açúcar descrito na tabela nutricional de cada sabor.

Gestantes e lactantes

Alguns nutricionistas recomendam o consumo para as mulheres que já têm o costume de tomá-lo no dia a dia, pois é rica em vitaminas do complexo B, C e antioxidantes, além de fortalecer o sistema digestivo. Recomenda-se o consumo reduzido por dia (cerca de 150 ml). Consulte o seu médico ou nutricionista.

A TEA SHOP

Presente nos principais centros do país, a Tea Shop disponibiliza mais de 130 chás e infusões nas 34 lojas físicas e também por tele-entrega ou pela loja virtual. A rede nasceu em Barcelona, Espanha, há três décadas e hoje tem 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS). Vem aí a loja de Maceió. 

O site da Tea Shop disponibiliza uma vitrine completa de mesclas à escolha do consumidor, com opções por funcionalidade (digestivo, antioxidante, relaxante, energizante etc.), para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.), para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida e também de acordo com a individualidade de cada apaixonado por chá (grávidas, veganos, crianças, idosos e outras). As mesclas trazem explicações sobre os ingredientes e no blog especialistas em chá dão dicas sobre propriedades e harmonização. 

Fotos: Divulgação