A natureza como refúgio, seja para férias, fim de semana, moradia ou até mesmo para trabalhar, nunca esteve tão em evidência nestes recentes meses de 2020, como forma de distanciamento social e escapadas para passeios eventuais. Entre os tipos de hospedagens que propiciam esse contato mais próximo com praias, montanhas, campos, e ao mesmo tempo, longe dos centros urbanos, estão as modalidades que seguem o conceito glamping.
Os acampamentos com barracas - muito adotados em viagens de carro, seja em família, em grupo de amigos, casais, pescarias – ganharam sofisticação, estilo e conforto: glamping (combinação das palavras glamour + camping). A começar que a estrutura já está montada com conveniências à disposição e serviços de hotelaria.
Com o tempo, a questão das barracas se ampliou para outros materiais, e hoje é possível encontrar o conceito glamping em yurts (abrigo resistente ao frio usado por nômades na Ásia e que inspirou empresas de hospedagem), tipis (tenda em forma de cone, que pode ser feita de peles de animais fixadas em postes de madeira, inspirada em cabanas indígenas), domos, chalés, casas na árvore, trailers, por exemplo.
CURIOSIDADES
A expressão glamping surgiu em 2005 na Europa. No entanto, em outros séculos, era por meio de acampamentos que nobres se hospedavam em viagens de longa distância. E o staff tinha que preparar o ambiente com o conforto e o luxo indispensáveis àqueles que não abriam mão da ostentação e das mordomias agregadas. Em expedições pela África, era muito comum entre colonizadores com status de nobreza e aos que possuíam muito dinheiro. Hoje, os safáris contemporâneos com acampamentos podem ser tão ou mais luxuosos que um hotel, dependendo da empresa contratada.
PARADOR CASA DA MONTANHA – CAMBARÁ DO SUL/RS
Quem inaugurou no Brasil o estilo glamping foi a rede Casa Hotéis, com o seu Parador Casa da Montanha, na região gaúcha dos Campos de Cima da Serra, próximo aos cânions. Localizado em Cambará do Sul (RS), o Parador fica em uma fazenda próxima ao Parque Nacional de Aparados da Serra e ao Cânion Itaimbezinho, possui 21 acomodações - incluindo 19 barracas térmicas de luxo, únicas no Brasil e inspiradas nos lodges africanos. Com vista panorâmica para os vales dos Campos de Cima da Serra, as barracas possuem três categorias: Luxo, Suíte e Suíte Superior. As Barracas Luxo e Suítes são feitas com lonas e materiais térmicos que suportam o rigoroso frio da região. As suítes possuem deck privativo com banheira de hidromassagem. Já as acomodações da categoria Suíte Superior têm o conceito Luxo Rústico, com o telhado de santa-fé, paredes de lona e detalhes em madeira, sem contar com a lareira privativa na área externa.
A área social possui sala de estar com lareira de pedras, bar, mesa de bilhar. E completa o espaço uma sala de massagens, com tratamentos de beleza assinados pela grife francesa L’Occitane em Provence, único no Rio Grande do Sul. A gastronomia é comandada pelo chef Rodrigo Bellora, do restaurante Alma RS – Cozinha, Natureza & Fogo, que valoriza a gastronomia da região, com ingredientes frescos da terra, do ar e da água. Para quem quer desbravar a região, há vários passeios.
@paradorcambaradosul
Fotos: Divulgação Casa Hotéis
ANAVILHANAS JUNGLE LODGE – NOVO AIRÃO, AM
Um pequeno e exclusivo hotel localizado em frente a um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, o Parque Nacional de Anavilhanas – no coração da Amazônia Brasileira. O Lodge conta com 22 acomodações extremamente confortáveis, elegantemente equipadas e decoradas, com incrível vista para a floresta ao redor. Com ambientes encantadores como o Lounge e Restaurante, a piscina de pedra natural, a torre de observação, o deck flutuante e os seus tradicionais barcos de madeira, o Lodge oferece um serviço cuidadoso para que os hóspedes possam viver uma experiência inesquecível. Mais do que um Hotel, o Anavilhanas Lodge oferece a oportunidade de descobrir a Floresta Amazônica em pequenos grupos, com o equilíbrio perfeito entre natureza e conforto, aventura e contemplação. Quem nunca se imaginou visitando a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, explorando caminhos desconhecidos e vivendo as mais fortes manifestações da natureza? Quem nunca associou a imagem do Brasil a esse incrível e único ecossistema? Ser guiado por pessoas talentosas e apaixonadas na floresta sem fim é a nossa proposta de luxo e autenticidade.
@anavilhanaslodge
Fotos: Divulgação Anavilhanas Lodge
PATAGONIA CAMP - TORRES DEL PAINE – PATAGÔNIA/CHILE
O primeiro acampamento de luxo da América do Sul. A arquitetura e o design do The Camp são baseados em dois princípios muito importantes: cuidar do meio ambiente e proporcionar uma experiência única na natureza para os viajantes com mata nativa, as águas mais azuis do Lago Toro e a vista do Maciço Paine. As acomodações são em yurts, contando com 20 unidades circulares e totalmente independentes, imersas em um bosque e todas com vista para o Lago Toro e o Maciço Paine. Cada yurt tem uma casa de banho privada e terraço e está totalmente equipada com camas de casal (king ou twin), aquecimento central e uma decoração elegante com tecidos e mobiliário artesanais locais. Uma cúpula central permite que o hóspede aprecie as nuvens patagônicas em constante mudança durante o dia ou o incrível céu estrelado à noite, tudo no conforto e no calor dentro de sua tenda. No Patagonia Camp, culinária local chilena, com uma variedade de sabores frescos preparados com um toque gourmet: siri, salmão, cordeiro e pescada do sul são alguns dos pratos, combinados com vinhos da casa, da premiada vinícola orgânica Matetic Vineyards. A vinícola, localizada no Vale do Rosário, na zona central do Chile, pertence a um dos proprietários do Patagonia Camp. É possível fazer excursões, de duração e dificuldade variadas com experientes guias e apreciar as paisagens da Patagônia: bosques ancestrais, lagos de cores diversas e intensas, rios, montanhas e geleiras, seja dentro do Parque Nacional Torres Del Paine ou em excursões exclusivas para áreas próximas ao acampamento.
@patagoniacamp
Fotos: Divulgação Patagonia Camp
SAFARI CAMP KORUBO – JALAPÃO/TO
Localizado em meio à paisagem do cerrado de Tocantins, o Jalapão se encontra cercado por cachoeiras, dunas, chapadões e outros elementos que compõem a diversa fauna local. Sendo uma região recém-descoberta e pouco explorada, ela conta com uma vasta riqueza natural, a qual se mantém preservada por meio de instrumentos de conservação, como o Parque Estadual do Jalapão e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Desse modo, é evidente que tal território consiste em um lugar para vivenciar os inúmeros benefícios gerados pelo contato com a natureza: o equilíbrio da saúde física e mental, a redução do estresse e da hipertensão, maior estímulo para a concentração e criatividade, entre outras vantagens. No entanto, por ser uma região de difícil acesso, com estradas mal sinalizadas e a ausência de conexão com a Internet, é indispensável garantir os serviços de alguma agência. Com a retomada das atividades presenciais, o Safari Camp Korubo é uma opção para quem deseja explorar o Jalapão com tranquilidade e segurança. Ele fica situado à margem do Rio Novo, dispondo de tendas e instalações fixas. Também é possível observar as paisagens por meio dos passeios em veículos 4x4, apropriados para as estradas do lugar. Outras atividades, como a canoagem no Rio Novo e o trekking na Serra do Espírito Santo, estão inclusas nos pacotes. A empresa segue os protocolos de higiene e segurança em todas as atividades, incluindo tendas e veículos com ventilação natural. A Korubo está há 20 anos no mercado, sendo pioneira no ramo do ecoturismo no Jalapão e oferecendo oportunidades de diferentes jornadas tanto para quem quer relaxar quanto para quem deseja alimentar o espírito aventureiro. Por conta da pandemia, suas atividades ficaram estagnadas; entretanto, esse segundo semestre contou com a reabertura do Safari Camp, possibilitando ao viajante garantir uma experiência prazerosa no local.
@safarinojalapao
Fotos: Divulgação Safari Camp
TEDESCO ECO PARK – SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS
Em São Francisco de Paula na serra gaúcha, o Tedesco Eco Park fica localizado em uma área rural de 100 hectares. O ambiente é constituído em parte por floresta de pinus e outra pela vegetação dos Campos de Cima da Serra. Neste momento da pandemia, está atendendo somente hospedagens nas Tendas Glamping, inspiradas nas tendas árabes do deserto e nas tendas de safári africanas. Ao todo são 11 delas, sendo cinco categoria master e seis luxo, bem espaçosas. A decoração é rústica, combinando madeira com lona, deck, banheiro, ar-condicionado, além de dispor de lanternas para caminhadas à noite. Há também, a opção Day Use, mas somente com reserva antecipada e com público limitado. O espaço de convivência conta com lounge, cozinha espaçosa e comunitária e vista para o Lago Divisa. É possível fazer fogueira ao luar. Há diversas práticas esportivas disponíveis, como trekking, stand up, paddle, caiaque, mountain bike, quadriciclo, passeio a cavalo. O restaurante é panorâmico. Possui quiosques com galpão crioulo, lanches rápidos e drink bar.
@tedescoecopark
Fotos: Divulgação Tedesco Eco Park