Design & Arquitetura - Karen Fanti

FACHADAS VENTILADAS: UM NOVO OLHAR

FACHADAS VENTILADAS: UM NOVO OLHAR

WhatsApp
RETROFIT do Hospital Albert Einstein Morumbi SP - Zanettini Arquitetura / Foto: Divulgação Zanettini Arquitetura

Você já deve ter reparado que, de uns tempos para cá, passamos a escutar mais o termo “FACHADA VENTILADA” na apresentação de empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais de alto padrão, mesmo sem entender muito bem do que exatamente se tratava. Em algum momento, certamente brilhou seu olhar ao passar por uma bela fachada de um edifício comercial ou por uma nova casa na vizinhança do seu condomínio, ou mesmo por aquele antigo prédio que, de repente, ganhou um visual totalmente novo.

De fato, as fachadas ventiladas chamam a atenção seja pelo design arrojado, moderno, elegante, minimalista ou rapidez com que surgem. São vistas em casas contemporâneas sob a forma de brises, ripas de madeira, placas de aço corten, cobre. Em edifícios comerciais ou residenciais: em placas de ACM, metal, porcelanato, cerâmica, concreto polimérico, vidros translúcidos, pintados, adesivados ou espelhados, que, sem dúvida, trazem aquele ar de modernidade e se incorporam refletindo a natureza, o céu e seu entorno ao projeto urbano da cidade.

Sede comercial Tencent, Pequim China - OMA / Foto: Divulgação OMA

Entretanto, as fachadas ventiladas tratam-se de um recurso já há muitos anos conhecido no ramo da arquitetura e design mundial, mas que evoluiu muito nos últimos tempos no Brasil pelo avanço tecnológico e aperfeiçoamento das técnicas, sendo colocado mais à pratica nos projetos atuais, não apenas pela vantagem estética e rapidez do processo, mas especialmente devido à necessidade de despertarmos nosso olhar para as demais vantagens que elas trazem para os habitantes e para a cidade, especialmente a de obras mais modernas e sustentáveis.

Casa Condomínio Sea Coast, Xangrilá/RS - Incorporadora Costa Brava / Foto: Divulgação Incorporadora Costa Brava

Mas o que é, afinal, uma fachada ventilada?  É simples. Trata-se de um sistema que aplica revestimentos a uma certa distância da estrutura principal do edifício, formando uma “segunda pele”, ou seja, na parte externa das paredes da estrutura principal ou original do prédio são instaladas estruturas de alumínio ou aço inoxidável, e sobre essa estrutura são fixadas as placas dos materiais escolhidos, criando uma passagem de ar entre elas que permite uma ventilação contínua, trazendo proteção térmica, acústica, criando um ambiente agradável para os habitantes e modificando completamente sua apresentação estética externa. Ademais, a fachada ventilada pode ser um recurso usado tanto em reformas como em projetos novos.

Há pouco tempo, a fachada ventilada costumava ser um recurso mais utilizado em projetos de Retrofit, ou seja, quando uma edificação passava por uma reforma com a finalidade de ganhar uma aparência mais atual, corrigindo, também, problemas de segurança sem mexer no revestimento antigo, ou seja, o foco estava mais voltado para a estética. Afinal de contas, a fachada é um dos elementos mais importantes em um projeto, representando o “cartão de visita” deste.

Hoje, entretanto, quando falamos em fachadas ventiladas, as vantagens vão além da estética. Entendemos que elas nos proporcionam uma obra mais sustentável, pois o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente diminui. A execução é rápida, seca, além das demais vantagens para os habitantes, como: maior conforto térmico, redução dos custos com energia elétrica, prolongamento da vida útil da edificação, maior controle da umidade, maior praticidade na manutenção, agregando modernidade e valorização estética. O sistema apresenta, portanto, inúmeros benefícios.

Vinícola Aurora, Bento Gonçalves RS - Burger Arquitetos / Foto: Divulgação Burger Arquitetos

Com o surgimento de uma vasta gama de materiais para revestimentos e suas diferentes espessuras, cores e texturas, hoje é possível criar obras de vários estilos, desde os mais minimalistas até os mais ousados.  A indústria abre um leque de possibilidades e ideias e com ela vem a evolução dos estudos e da tecnologia para sua aplicação. A busca por mão de obra especializada, que sempre foi o grande desafio no Brasil, tem se aprimorado com o avanço da tecnologia de ensino acelerando o setor de construção civil que investe para vencer a concorrência e trazer novas soluções atendendo às exigências do mercado moderno.

O mercado e seu processo evoluem incessantemente em todos os setores: senso de responsabilidade ambiental, produtos e serviços premium, design diferenciado. O mercado busca inovações, aperfeiçoamento, planejamento, logística. Uma indústria inteira se movimenta em busca das melhores soluções para projetos com menos impacto ambiental e maior criatividade, despertados originalmente por aquele olhar inquieto e visionário de engenheiros, arquitetos e designers que desejam revelar sua arte, criando projetos conceituais, incríveis, aclamados pela sua criatividade, design e sustentabilidade.

Agora que você já sabe o que é uma fachada ventilada e seus benefícios, que tal pensar em dar aquela modernizada na fachada da sua casa, edifício ou espaço comercial? Lembre-se: Bons resultados têm por trás sempre um bom projeto, um bom plano, uma boa equipe e bons fornecedores.

Japan House, SP - Arq. Kengo Kuma / Foto: Karen Fanti

Karen Fanti é formada em Design de Interiores, especialista em Luminotécnica e profissional CASACOR RS, a designer está à frente do escritório Karen Fanti Design de Interiores com Arquitetura Associada, destaque em nível nacional com vários projetos publicados em anuários, revistas e programas de televisão, sendo referência em seu setor de atuação, onde também é palestrante. Prêmios: DECA - Um Sonho de Banheiro pela Região Sul do Brasil, em São Paulo, Melhor Projeto Comercial e de Uso Público pela mostra Casa Cor RS. Atua em Porto Alegre e São Paulo com projetos originais e personalizados para design e arquitetura: residencial, corporativa, comercial e hospitalar.

@karenfantidesigner