Florianópolis
Paula Costa é jornalista, assessora de comunicação com especialização em Marketing. Trabalha há 20 anos com assessoria de imprensa e consultoria em comunicação, sendo 15 anos com o foco no mercado de arquitetura, decoração e design. É sócia diretora da 75 Comunica, uma empresa especializada em consultoria e assessoria de comunicação. paulacosta@75comunica.com.br
WhatsApp

Referência internacional em construção sustentável, CASA 01 é apresentada em livro

Como um guia de boas práticas para a arquitetura e para a construção sustentável, o livro “CASA 01: arquitetura com significado” é uma iniciativa dos arquitetos Diego Espírito Santo, Vania Burigo e Joyce Diehl, que decidiram compartilhar – com valorizadas fotografias, plantas, croquis e textos explicativos –, o conceito, os projetos e todas as etapas e estratégias de sustentabilidade adotadas para a materialização de uma edificação ímpar – um ícone para a arquitetura e um refúgio sagrado para os seus proprietários. Com cerca de 1,4 mil metros quadrados de área construída, implantados em um terreno com 14 mil metros quadrados de vegetação nativa, a CASA 01 é resultado de um projeto inédito em seu conceito de sustentabilidade que conquistou importantes premiações do setor e a Certificação GBC Brasil Casa® - Nível Platina, a mais alta para o setor, conferida pelo Green Building Council (GBC) Brasil. O conceito Cradle to Cradle (“do berço ao berço”), no qual todo o processo de produção, uso e descarte é pensado de forma cíclica e reutilizável, orientou todo o planejamento. O livro está à venda pelo site https://santaeditora.com.br/casa01/. Todo o lucro obtido será doado pela ES Arquitetura para contribuir com as obras de ampliação do Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, instituição beneficente de Criciúma.

 

Foto: SLA Photo Studio

Maior edifício da Grande Florianópolis

O município de Biguaçu vai abrigar o edifício residencial e comercial mais alto da Grande Florianópolis. O empreendimento terá quase 92 metros de altura e seguirá uma tendência já consolidada em grandes centros com espaços de moradia, lazer, gastronomia, trabalho e convivência em um mesmo local. O empreendimento terá dois pavimentos comerciais com mais de 5 mil metros quadrados, restaurantes, cafés, wine bar e outras operações de gastronomia, lazer e serviços, além de um coworking. Acima dos pavimentos comerciais haverá dois andares de garagem para atender a área residencial e mais 19 pavimentos de apartamentos e espaços de lazer. O topo do prédio terá um rooftop com completa área de lazer com vista da cidade e da Baía Norte. O projeto de engenharia do empreendimento é da Franzmann, responsável por sete dos dez maiores edifícios do País. O Studio Methafora é responsável pelo desenho arquitetônico e pelos projetos de interiores e paisagismo.  “Biguaçu está em uma região metropolitana que cresce em ritmo acelerado, mas oferece tranquilidade, belezas naturais e outros atributos cada vez mais valorizados por quem busca qualidade de vida. Há na cidade grande potencial para oferta de produtos diferenciados, que estimulem o crescimento urbano de forma organizada e qualificada, o que vai atrair novos moradores e garantir valorização dos imóveis”, destaca o Diretor da Construtora MTF, Thiago Müller.

 

Imagem: Divulgação MTF

HOTEL OFFICE, uma boa opção para trabalhar com segurança e aproveitar os serviços de um bom hotel

Alguns hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar, entre eles o home office, que já foi adotado permanentemente por muitas empresas e profissionais. De olho nessa demanda de mercado, os hotéis IL Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village, em Jurerê Internacional, disponibilizam hospedagem para quem precisa trabalhar ou estudar durante a viagem. Trata-se do Hotel Office, voltado para famílias que querem viajar a lazer, mas precisam de um ambiente tranquilo para home office, com internet de excelente qualidade. É possível cumprir as tarefas do dia a dia e ao mesmo tempo dar uma relaxada, admirando a linda vista da praia, do hotel ou do bairro, dependendo da localização da varanda – que também pode ser utilizada como local de trabalho. Além disso, para garantir o máximo de segurança e cuidados para os hóspedes e colaboradores, são tomadas todas as medidas de prevenção estabelecidas pelos mais rigorosos protocolos. O serviço tem sido solicitado principalmente por hóspedes de destinos mais próximos, que aproveitam para fazer viagens rápidas, sem deixar os compromissos de lado. “Iniciativas como essa, e outras que temos implementado nos hotéis, têm nos permitido atender às demandas dos hóspedes, e assim, garantir uma fatia da ocupação importante nessa retomada gradual do setor”, afirma Samir Miguel, Diretor Hoteleiro de Jurerê Internacional.

 

Foto: Divulgação/Jurerê Beach Village

Projeto inteligente e alta tecnologia

A Cimes Construtora prepara a entrega do seu sexto empreendimento na Grande Florianópolis. Trata-se do Absoluto, erguido no bairro Campinas, em São José, e que deverá se tornar o novo ícone arquitetônico da região, não só pela imponência do conjunto, mas pelos diferenciais que oferece. Sistema de Aquecimento solar para a água, captação e aproveitamento das águas pluviais para limpeza das garagens e irrigação do jardim, iluminação em LED das áreas comuns, portas com controle de acesso eletrônico, persianas elétricas nas suítes, sacada gourmet com churrasqueira a carvão e sacada de serviço estão entre os destaques. As unidades, com três suítes, totalizam 157,3 m2 de área privativa e contam, ainda, com até quatro vagas na garagem e hobby box. E ainda há unidades disponíveis para venda. Como um autêntico clube exclusivo, o empreendimento possui 1 mil metros quadrados de áreas de lazer e de convivência, com espaços entregues totalmente mobiliados, equipados, decorados e climatizados. O projeto arquitetônico é da Studio Almeida, e a fachada, interiores e paisagismo foram desenvolvidos pela Calli Arquitetura. A conclusão das obras será celebrada com um evento especial, programado para o dia 31 de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal da Cimes Construtora no YouTube.

 

Imagem: Divulgação CIMES

Catarinenses assinam projeto residencial no Rio de Janeiro

Os arquitetos do escritório Vitorino Kokowise de Florianópolis, Lucas Vitorino e Chara Kokowise, foram convidados para assinar o projeto de reforma e interiores da nova residência da empresária, modelo e bailarina Aline Riscado. Uma residência tropical de aproximadamente 700 metros quadrados, no Rio de Janeiro. Para os arquitetos, a inspiração veio ao conhecer o lugar e perceber a exuberante área verde e um visual extenso para a natureza e a Pedra da Gávea. “A casa vai servir como um retiro para espiritualizar, socializar, se divertir, relaxar e apreciar bons momentos em meio a natureza, em meio a agitada rotina da artista”, explica Chara Kokowise. Uma casa com ares tropicais, que valoriza a natureza, espaços amplos, conforto e sofisticação.

 

Foto: Lio Simas

Catarinenses assinam projeto em Portugal

Com apenas um ano de escritório formalizado em parceria, os arquitetos Fábio Vitorino e Laís Forte já estão incrementando o portfólio com projetos internacionais. A dupla está com três projetos em andamento no distrito de Lisboa, em Portugal, um apartamento completo para um casal de empresários donos de restaurantes e hotéis; uma loja de vestuário infantil e puericultura e um escritório para três irmãs empresárias. Essas oportunidades surgiram durante a temporada de seis meses que o casal passou na capital portuguesa.  “A ida para Portugal teve como objetivo a realização do meu sonho de estudar numa das universidades mais conceituadas do mundo, a Universidade de Coimbra. Ainda mais sendo num tema que julgamos tão importante para a construção civil nos dias de hoje, a reabilitação de edifícios”, conta Laís. Em paralelo ao mestrado, eles aproveitaram para adquirir experiências profissionais. Fábio e Laís consideram que essa foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para desenvolverem um “olhar ainda mais aguçado” para a área, especialmente em relação a novos materiais e novas técnicas construtivas que possibilitam velocidade da construção e diminuição de falhas construtivas/processos de manutenção.

 

Foto: Lio Simas