“O Luxo Moderno é Aberto e Colaborativo” - Quem afirma é a Marie-Claire Daveu, diretora de sustentabilidade da Kering, empresa-mãe das casas de luxo Gucci, Balenciaga e outras, uma voz potente em toda a indústria da moda que, recentemente, compartilhou na COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, sua visão de quais os rumos que a moda precisa tomar em resposta à crise que todos enfrentamos.
“O modelo clássico de fazer, pegar e desperdiçar é inaceitável”. Em vez disso, a sustentabilidade deve ser construída no próprio DNA da estratégia de uma empresa. Não é uma restrição para a criatividade - se você a apresentar como tal, mata-se o potencial. É uma oportunidade, um convite para ser melhor, agora solicitado por clientes e investidores. “Com todos os recursos e privilégios das grandes empresas e conglomerados, temos a responsabilidade de compartilhar as melhores práticas. Devemos apoiar e orientar pequenas empresas. Nossa contabilidade de Lucros e Perdas Ambientais (EP&L) foi projetada com isso em mente, qualquer empresa pode acessar a metodologia para obter novos insights sobre seus negócios.”
Sem dúvida, a sustentabilidade não é mais uma tendência, mas um movimento já estabelecido e que cresce a cada dia. Este deverá ser o novo Norte de toda a cadeia produtiva da moda. O esforço das marcas em comunicar isso ao consumidor é uma questão de comunicação institucional. Muitas marcas aqui e na Europa já estão engajadas nesse conceito. Até 2023, todas as roupas vendidas na União Europeia deverão carregar uma etiqueta sustentável, a fim de ajudar os consumidores a classificar as informações a respeito da origem dos materiais com os quais foram fabricadas. A medida segue uma agenda de mudanças em prol do meio ambiente adotadas pelo bloco econômico. Marcas como H&M, C&A, Inditex, Nike e Lacoste e outras de origem europeia poderão opinar quanto a quais informações serão dispostas.
Veja a seguir as apostas para 2022 das marcas que já seguem este conceito:
A Gucci é uma das marcas de luxo pioneiras que investiram na redução de carbono “carbon free”, comprometendo-se com projetos de conservação florestal. Em 2020, a coleção cápsula Gucci Off the Grid que faz parte da iniciativa chamada Gucci Circular Lines, projetada pelo diretor criativo Alessandro Michele, que visa o uso de materiais têxteis regenerados, focou em roupas genderless (sem identidade de gênero) e acessórios esportivos feitos de materiais reciclados, orgânicos ou de base biológica!
A Burberry apostou na inovação do quesito upcycling (reutilização criativa) e investiu em roupas e acessórios feitos de náilon reciclado a partir de redes de pesca, retalhos de tecido e bioacetato (itens reinventados do verão de 2020). Todas as peças possuem pelo menos um selo de qualidade sustentável e são produzidas em fábricas que investem em programas de redução de consumo de água e energia. A moda sustável tem sido um ponto importante para a grife, tanto que até disponibilizam o relatório anual de produção para o público e seus consumidores.
A Uniqlo, marca que nasceu no Japão, trabalha o conceito de moda essencial e universal. Eles apostam em cores e materiais mais perenes com peças que durem mais de uma estação com cartela de cores para o segmento casual masculino Outono Inverno 2022.
As roupas desta temporada recém digitalizadas do mundo da moda passaram por várias adaptações pós pandemia, mas o conforto e a praticidade continuam e se tornaram o foco principal das coleções.
Ternos, mas não como você os conhece - A maioria dos designers renunciou à alfaiataria clássica nesta temporada e muitos decidiram mostrar uma forma mais adequada para a vida confinada. A combinação de duas peças ou mais em tecidos confortáveis e que não amassem, assim como a malha, ganham ares modernos e práticos.
O retorno do sobretudo - O trench coat volta ao velho estilo básico das gabardines originais usados por oficiais militares. O melhor das trincheiras desta temporada pode ser encontrado na Louis Vuitton, Dries Van Noten e Fendi. Porém, o clássico indiscutível é Burberry.
A ascensão do chique day-spa - O diretor criativo da marca Ermenegildo Zegna, Alessandro Sartori dedicou toda a sua coleção à elegância do roupão, exibindo casacos e blazers com corte sem forro, em malhas macias, e, na Louis Vuitton, Abloh mostrou o que pareciam ser roupões de verdade usados na passarela por modelos segurando xícaras de café e jornais da marca LV.
Saias kilt com calça - Forte tendência do Inverno 2022. Assim como a Burberry, a Louis Vuitton, Virgil Abloh também ousou, desfilando uma série de modelos vestindo saias com kilt de linha A sobre calças.
Polos de malha para viagem - Apresentando todos os elementos necessários de uma camisa clássica (golas, carcelas, botões), mas sem o desconforto do amassado, feito tanto em cashmeres mais pesados (Prada), quanto em construções mais leves e suaves (Hermès).
Há muitas razões para se vestir bem, com conforto e estilo, mesmo em casa, que também virou um ambiente de trabalho!
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Angélyca La Porta é consultora de imagem e etiqueta nos negócios, estilista, publicitária por formação (PUC/RS). Atua há mais de 20 anos no universo da moda nas mais diversas áreas do setor, mas sua paixão pelo style masculino falou mais alto. Escreve sobre o "Universo Masculino sob um Olhar Feminino" para a coluna Onne Mann. Começou como modelo de passarela, em editoriais de moda e campanhas publicitárias para jornais e revistas no sul e em São Paulo, por 12 anos. Estilista responsável pela área de criação e desenvolvimento de produto (camisaria masculina e unissex) da marca Staroup S.A., em São Paulo. Por muitos anos, foi consultora de moda credenciada pelo Sebrae/RS nos programas: Setorial do Vestuário na Região Metropolitana para Micro e Pequenas Empresas; Programa Via Design no Planejamento, Criação e Desenvolvimento de Coleções para Empresas de Confecção da Região Sul; Monitoria para o Sebraetec. Participou na elaboração e implantação de cursos voltados ao mercado de moda para o Senac Moda/RS; palestras e treinamentos ADVB para o Banrisul.
"Investir na sua imagem é refletir aquilo que você quer projetar e reforçar na sua marca pessoal!" – Angélyca La Porta
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