Entrevista

EXPERIÊNCIAS QUE TRANSFORMAM

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Por Adriana Calabró

Flávia Pacheco tem sólida experiência como relações públicas no mercado de luxo. Entre seus clientes, estão marcas aclamadas, hotelaria de excelência e alta gastronomia, especialmente aqueles que fazem parte do celebrado distrito de Bal Harbour, em Miami.  Foi ali que nasceu a ideia do Experience Tour, projeto exclusivo de Flávia e de sua empresa, a Spoke, que oferece uma programação de experiências únicas, que reúne arte, bem-estar, conhecimento e filantropia, a mulheres que buscam expandir seus horizontes.  Mas ela não parou por aí. Teve a ideia de criar o Experience Tour também em outras cidades do mundo, sendo a estreia em São Paulo, com duas edições de sucesso, em 2021.  Segundo Flávia, o objetivo do evento é aumentar o repertório sociocultural feminino, agregando o propósito de fomentar a prática da filantropia e sustentabilidade.

Evento Experience Tour São Paulo / Foto: Celina Germer
Bal Harbor em Miami

Como é seu histórico nesse universo das experiências exclusivas? O que deu base para você criar o São Paulo Experience Tour?

Há 12 anos sou Relações Públicas de Bal Harbour, em Miami, onde pude realizar uma série de experiências exclusivas que me deram base para idealizar o São Paulo Experience Tour. Criei o projeto para ser uma plataforma de lifestyle para mulheres, com o objetivo de aumentar o repertório sociocultural feminino, incluindo a missão de fomentar a prática da filantropia no Brasil.

Assim, durante a pandemia, quis criar um projeto no Brasil, espelhado nas experiências de sucesso de Bal Harbour que trouxesse essa energia e sinergia de conexões e autoconhecimento. Claro que pra começar, o tour foi na cidade de São Paulo, onde nasci e cresci! O próximo passo é levar esse conceito inédito no mercado brasileiro para destinos ao redor do mundo, com acesso exclusivo a experiências de moda, bem-estar, artes, beleza, gastronomia e filantropia, sempre com a participação de convidados, em talks que abordam temas diversos.

Como foi a organização e quais parcerias foram fundamentais?

Sempre gosto de dizer que é um trabalho de formiguinha a construção do Experience Tour. Desde a organização e elaboração da agenda à escolha dos nossos speakers e parceiros, afinal, tudo precisa conversar com o propósito e com a missão do projeto. Por isso, nas duas edições pude contar com grandes parceiros que acreditaram na ideia e, principalmente, se identificaram com a AFESU, nossa instituição beneficiada em termos de filantropia. Para começar, nosso grande aliado foi o JK Iguatemi, shopping que sediou um dia de talks, experiências e master classes exclusivas, por exemplo, na Prada. Além disso, o Palácio Tangará, que foi nosso hotel oficial; além de outras marcas parceiras fundamentais, como Lenny Niemeyer, Panty’s, Majô Brand, Montecristo Joalheria, Nespresso, Forneria São Paolo, Circle Group Miami, Isabel Oliveira Joalheria, Prada e Amor aos Pedaços.

Flávia Pacheco, relações públicas de Bal Harbour / Foto: Vitoria Dias

Fale um pouco sobre as palestrantes, como as temáticas atraíram as participantes?

Todas as escolhidas conversam com a nossa missão de fomentar a filantropia no nosso país, além de aumentar o repertório feminino, falando sempre sobre bem-estar, autoconhecimento, carreira e lifestyle. Nesta segunda edição, abrimos nosso dia com a Carol Scaff, minha partner querida, que mediou o talk sobre Wellness ao lado de nomes importantes, como Luiza Souza (jornalista de beleza), Bibba Pacheco (professora e mestra de yoga, além de ser autora best seller) e Suzana Gullo (embaixadora da campanha #OutubroRosaSempre). Logo em seguida, pude participar de um bate-papo incrível sobre um dos meus locais favoritos no mundo ao lado de Rejane de Paula e Fabiana Santamaria, fundadoras da Circle Group Miami, sobre Lifestyle, Design e Investimento em Miami com moderação feita pela minha amiga e jornalista, Fabiana Scaranzi.  Além disso, acredito que quando há um propósito forte e impactante, como o fomento da filantropia, isso acaba atraindo mais participações.

E os depoimentos? O que mais chamou a sua atenção nas vivências das mulheres?

A grande integração entre todas as mulheres participantes foi o que mais me chamou a atenção. Todas se conectaram de uma forma tão genuína e bacana que fez desta edição um momento extremamente especial. O encontro como um todo foi lindo pudemos unir mulheres de diferentes partes do Brasil em torno de um mesmo objetivo: o turismo com propósito. Cada uma com sua vivência pôde acrescentar na vida de outra e, assim, conseguir fazer a diferença!

O trabalho tem também um forte apelo social, no sentido de contribuir com a AFESU, como você entrelaçou essa iniciativa?

A AFESU é uma ONG com mais de 50 anos que forma mulheres protagonistas de suas próprias vidas por meio de uma profissão. Então está totalmente alinhada com o conceito do Experience Tour. É uma das?primeiras ONGs do Brasil?criadas com a missão de qualificar e inserir mulheres no mercado de trabalho e oferece projetos de educação e qualificação profissional de forma?100% gratuita?para meninas a partir de 8 anos residentes?em regiões de alta?vulnerabilidade social?em São Paulo. E o melhor, é um projeto de resultados! Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas realizadas pela AFESU, incríveis 92% das ex-alunas estão trabalhando e/ou estudando neste momento.

Na campanha Compre com Propósito da última edição, o foco foi levantar fundos para equipar as salas de aula das três unidades da instituição com mais de cem novos itens, incluindo mesas, carteiras e armários.

Como você vê a força feminina hoje nos negócios? Em todas as suas vertentes?

Eu acredito muito na força feminina e isso foi algo que aprendi desde muito nova. Por isso, a AFESU tocou tanto em meu coração. Somos protagonistas de nossa história! A educação é o pulo do gato para a mulher ter uma profissão, voz e prosperidade. Essa é a minha causa e meu propósito é ajudar o maior número de mulheres possíveis!

Quer saber mais sobre o Experience Tour? atendimento@spoke.com.br