Uma data emblemática. Neste ano, o Festival de Cinema de Gramado comemora cinco décadas. Gramado se tornou a Capital do Cinema Brasileiro e foi o Festival que lançou e divulgou a cidade para todo o país e para o mundo. Exibindo filmes, reunindo cineastas, atores e atrizes, celebrados com os kikitos, símbolo maior do Festival, homenagens com troféus como o Oscarito, Eduardo Abelin, Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. O festival também é palco de debates e ainda tem todo o glamour do Tapete Vermelho, onde as celebridades passam e arrancam suspiros, gritos, flashs do público.
Na onda de todo esse sucesso, a Caras criou a Villa de Caras de Gramado que, por 15 anos, foi um reduto exclusivo e glamoroso, disputado por muitos, onde circularam várias celebridades, que geraram várias reportagens, inclusive capas da revista. Estive à frente desde a primeira edição. Foram 15 anos fotografando e produzindo, sempre junto com uma grande e competente equipe de Caras.
Participo do Festival de Cinema há quase 30 anos. Selecionei, aqui, algumas imagens das celebridades que registrei no Tapete Vermelho e no Palácio dos Festivais. Minha homenagem aos 50 anos do Festival de Cinema.
Liane Neves, fotógrafa profissional e jornalista, formada pela Famecos – PUCRS, tem cursos de Especialização em Fotografia em Londres e Nova York, com mais de 35 anos de carreira, fotografando para as maiores revistas do Brasil, como Veja, Exame e Caras. É autora dos livros “A Porto Alegre de Mario Quintana” e “Guia da Lica”.
@lianeneves21