Arte

COLORINDO A VIDA

WhatsApp

O novo Atelier Zanini começou a ser construído em 2020, na casa do artista plástico, que dá nome ao local. Fica na charmosa rua Quintino Bocaiuva, Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

No belíssimo local, planejado com esmero, cada canto mostra belas obras e um pintor muito intuitivo, pinceladas gestuais fortes, com harmonia de volumes e cores. A técnica utilizada é a tinta acrílica sobre tela, que possibilita secagem rápida e aplicação de múltiplas camadas com diferentes texturas de superfícies. Suas obras denotam elegância, atrevimento e bom gosto, invocando o próprio prazer de criar.

Para Marcelo Zanini, toda criação deve permitir a desconstrução, o experimental, a vibração das cores, resultando num trabalho único e surpreendente.

“Eu utilizo tinta diluída, pó de mármore, tinta mais concentrada, criando efeitos variados. Não sei como terminará, porque começa com um processo que não tenho controle. É muito estimulante e prazeroso fazer arte, mas envolve sofrimento até a conclusão.  A propósito, esta é uma situação muito caótica decidir quando parar. A pintura, muitas vezes, parece ter poder, como se fosse assumir vida própria, controlar toda construção nela mesma. Mas fatos inesperados ocorrem, surgem combinações, parece que tomo de alguma maneira a rédea novamente. Um sentimento de franca disputa de poder, domínio sobre o abstrato. Uma sensação de controle e descontrole, perceber que todos problemas apresentados são meios para soluções. O deslumbramento então se apresenta de forma repentina, outras vezes, a dúvida em prosseguir, ir adiante ou parar. A criatividade demanda coragem. Eu tenho a percepção de estar inserindo vida sem anexar associações figurativas, formas conceituais ou temas. Vida no sentido de um resumo (passado, presente e talvez futuro) de quem sou. Percebo que no processo de trabalho, à medida que os pensamentos e sentimentos se manifestam, eles permanecem fragmentados e são apenas insinuações de um todo. Neste momento em que a pintura me encara dizendo que existo, estou vivo, tenho alma e harmonizo, então, humildemente, fico sabendo que prestei homenagem ou tributo à questão do que é arte.”

O hobby da pintura entrou na vida do artista há mais de 20 anos, mas sua profissão, médico, sempre impôs premência, o que impossibilitava uma relação mais íntima com a pintura.

Durante suas viagens de trabalho e de lazer pelo mundo, intensificou sua busca por referências do expressionismo abstrato, “arte pura”, com ênfase nas escolas italianas e americanas.  Com curriculum invejável na área da rinoplastia e cirurgia da face, a mudança de hábitos durante a pandemia permitiu que seu dia a dia se misturasse com a pintura de maneira mais intensa. Hoje, o artista está totalmente integrado com a atividade médica.

Participou de exposições no banco Unicred, Shopping Bourbon Country, leilões no Instituto Ling e na mostra CASACOR Porto Alegre. Suas telas confirmam seu lema: coloque cor na sua vida!

Em julho de 2022, Zanini realizou o primeiro petit comitê em seu atelier, lançando a coleção “Sguardo” para convidados. Outros encontros serão realizados, sempre com presenças ilustres da área da cultura de Porto Alegre e apaixonados por arte.

Em novembro, realizará a exposição inédita, “Collezione Sguardo”, na Galeria Gravura (@galeriagravura), e, em dezembro, participará da exposição coletiva na Menduina Schneider Art Gallery (@menduinaschneidergallery), em Los Angeles.

Fotos: Marcelo Zanini