SEGREDOS DO BALCÃO
Esse simpático espaço, localizado em uma área mais tranquila do bairro dos Jardins, funciona desde 1994 e é conhecido por promover um verdadeiro encontro de gerações - tem um público de 30 a 60 anos de idade, diverso, composto de intelectuais, artistas, jornalistas, arquitetos, publicitários e muito mais. O mais característico da casa é o seu balcão de mais de 40 metros, que toma todo o espaço e tem banquetas de ambos os lados, o que gera proximidade e o ambiente perfeito para o bate-papo. A convivência e a certeza de animadas trocas fazem do Bar Balcão um lugar alegre e descontraído.
No cardápio estão bem cuidados sanduíches e porções, com frios variados e combinações inusitadas, como Balcão Chutney Bresaola no pão Ciabata. A tradicional porção de pastéis também é uma delícia, e campeã de vendas. Hamburgueres e pratos, em especial o Filé a Milanesa, também fazem parte das opções.Para os bons de copo, o chopp cremoso, com opções Black e Ipa, além de uma extensa lista de coquetéis tradicionais como Dry Martini e Manhattan e os atuais Moscow Mule ou Gin Tônica com especiarias.
A coleção de obras de arte, perfeitamente exposta graças ao pé direito alto têm vários destaques, entre eles a enorme gravura de Roy Lichsteinstein. O horário é bem democrático: funciona no do fim da tarde ao começo da madrugada, das 17 horas à uma da manhã.
@barbalcao
TEMPLO DA PROSA
O bairro da Vila Madalena sempre foi o ponto alto da boemia paulistana. Teve diversas fases e hoje é o endereço preferido dos casais animados e grupos de amigos que gostam de petiscar e beber bons drinks. Nesse cenário, O Pasquim Bar e Prosa sem dúvida reina absoluto. O nome da casa que homenageia o antigo jornal O Pasquim combina muito bem com o ambiente de bom-humor e rodas de conversa, além de trazer boa música brasileira - incluindo o samba de raiz-, e um atendimento atento e bem-informado. Pode perguntar sobre qualquer item do cardápio e a explicação vem certeira. Aliás, vale destacar a imensa variedade de drinks bem elaborados, para todos os gostos. Uma boa escolha é o Negroni, mas é bom saber que vai ser difícil parar por aí. Dá muita vontade de diversificar!
No cardápio das comidinhas, faz sucesso a picanha na chapa, uma bela porção de carne fatiada que chega à mesa fumegante e é sob medida para compartilhar. Nos acompanhamentos, batatas rústicas, pão, farofa e vinagrete. Entre os petiscos, os dadinhos de tapioca se apresentam em quatro versões, todas deliciosas. O simpático bar se divide em dois ambientes, o que é bem providencial: quem quer ficar bem pertinho da banda, escolhe o andar de baixo. No de cima, a música chega mais suave e os janelões dão para uma das esquinas mais tradicionais do bairro. Para a sobremesa, delicie-se com os churros com doce de leite. Uma taça bem muito bem servida, com a massa macia, fritura perfeita e um cremoso doce de leite de colher. Programa paulistano cheio de bossa.
@opasquimbar
PERTO DO CÉU
Vir a São Paulo também é aproveitar as belezas da região que ficam perto da capital. Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, é um lugar tranquilo, cheio de romantismo e um forte apelo gastronômico. Um dos mais ricos terroirs do país, a região concentra produtores artesanais de azeite, embutidos, queijo, cogumelos, vinho, cerveja entre outras iguarias e está bem servido de pousadas cheias de charme e conforto. É o caso da Pousada do Cedro que possui apenas dez lofts e uma casa com duas suítes - ideal para família e grupos - o local é o destino perfeito para quem que se desconectar, contemplar ou namorar. As cachoeiras ficam a poucos metros ladeadas por uma variada flora e fauna. Na sede, áreas comuns de descanso e lazer convidam para uma pausa, como uma aconchegante sala de estar com lareira, um bar, sala de TV e sala de jogos. No novo lounge ao ar livre, recém-inaugurado, o pôr do sol é fantástico. Sem contar os luaus que também acontecem por ali. Os lofts contam com varanda e um deque de madeira, e as camas cobertas com lençóis de 300 fios, são superconfortáveis. Se o hóspede quiser momentos de puro relax, deve escolher um dos nove lofts com ofurô e, se for com a família ou amigos, o ideal é a Casa da Montanha, com seus 220m² mobiliados com móveis de design, duas suítes com ofurô, cozinha equipada, salas de estar e de jantar e terraço com jacuzzi. Especial!
@pousadadocedro
EM CASA
Com passagens pelo Eataly e Pobre Juan, o chef Leandro Polack é jovem, descolado e um eterno buscador de novos sabores. Sua casa, La Cucina Piemontese, localizada em um recanto de Alphaville, já tem nove anos e se mantém firme e forte, graças à solidez da proposta. O ambiente é acolhedor, estilo casa de família, com direito a móveis antigos mesclados com toques contemporâneos. No menu, conciso e com apelos da cozinha afetiva, as receitas vêm de família, mas sempre com o toque peculiar dado por Polack. A carta de vinhos é aclamada pelos veículos especializados, incluindo a novidade do romeno Prahova. Para Leandro, o restaurante é para quem gosta de não ter pressa, um verdadeiro passeio para quem vem de São Paulo ou mesmo dos residenciais próximos dali. O simpático deck, pet friendly, reforça o clima. “Os clientes antigos a gente conhece pelo nome”, comenta o chef, “e os novos, se apaixonam pela identidade única da casa e sempre voltam”. Já no couvert, sentimos esse diferencial, com a caponata que traz a receita da mãe dele. A massa, cozida ao ponto, tem molhos artesanais e bem saborosos. Para a sobremesa, opções clássicas, como o tiramisú e a cassata siciliana e inovações aprovadas por Leslie, esposa do chef e mestre confeiteira. Dica: para quem for conferir a exposição de Monet (ver próxima página), o La Cucina Piemontese é uma ótima sugestão para complementar a experiência.
@lacucinapiemontese