Uma das perguntas mais recorrentes na hora de pensar em realizar um projeto ou reforma é decidir sobre qual o profissional mais adequado para contratar. Dúvidas surgem porque há muita confusão sobre a qualificação e responsabilidade de cada profissão. Há diferenças entre Designers, Arquitetos e Engenheiros? Sim. Porém, embora as profissões se diferenciem em muitos aspectos, seus trabalhos são COMPLEMENTARES.
Mas o que um Designer faz? O designer é o profissional que possui a capacidade de criar, desenhar qualquer coisa, desde um simples objeto como um lápis, cadeira, luminária, até um carro, fachada externa de residências, prédios, museus, valendo-se da sua criatividade e aprendizado. Se pararmos para pensar, há design em tudo o que usamos no nosso dia a dia. Já o Designer de interiores tem como objetivo atender a seus clientes criando projetos para ambientes internos e externos valendo-se do Design Thinking: Livre para pensar, desenhar, conceber, porém, com foco maior na parte estética, na organização, na funcionalidade e na inovação, ou seja, na harmonização dos ambientes inspirando-se em tendências e trazendo soluções diferentes, baseadas na sua forma de pensar e que, muitas vezes, carrega um traço próprio, uma assinatura. Podem trabalhar em espaços habitacionais, comerciais, corporativos e até mesmo públicos. Porém, no exercício da atividade há uma limitação: A proibição de interferirem na estrutura física dos espaços. E é onde finda este poder de atuar que inicia a atuação complementar do Arquiteto(a) e especialmente do Engenheiro(a), pois, para qualquer alteração na estrutura de um imóvel ou edificação, os designers precisamos deles.
Como Designer percebi que cada profissional é capacitado para o exercício de determinadas funções e que juntos somos COMPLEMENTARES. Arquitetos continuam colaborando e atuando conjuntamente para o exercício legal da nossa profissão. Porém, no quesito OPERACIONAL a engenharia civil superou minhas expectativas.
Logo que as minhas ideias são aprovadas pelos clientes, estas passam por várias etapas. E isso acontece em qualquer projeto ou reforma. Constatei que a associação do Design à Engenharia Civil foi e é a melhor complementação para ofertar aos clientes um trabalho completo. Mas por quê? Porque o Designer cria e o Engenheiro Civil executa. Este profissional é dotado de todo o conhecimento técnico necessário para executar e, principalmente, para planejar uma reforma ou construção sem riscos. Então, quando o assunto é a execução de um projeto de construção e/ou reforma, as profissionais da AMFRA Engenharia são aquelas que olham para os desenhos, visitam o local, avaliam a exequibilidade, os riscos e apontam as soluções, planejam e supervisionam todas as ETAPAS. E as etapas não são poucas. Todo projeto possui início, meio e fim. E, para não dar errado, é necessário PLANEJAMENTO.
Assim que aprovado o projeto, o trio da engenharia oferece o suporte técnico necessário: Primeiramente, fornecendo o documento para que a obra possa ter início: emitindo a ART (Assinatura de Responsabilidade Técnica), feito isso, iniciam o planejamento da obra ou da reforma montando um CRONOGRAMA FÍSICO e FINANCEIRO. O CRONOGRAMA FÍSICO detalha todas as tarefas a serem executadas e seus respectivos prazos, garantindo um fluxo de serviços para que uma atividade não interfira na outra. Já o CRONOGRAMA FINANCEIRO possibilita o controle dos gastos por parte do cliente em conformidade com o planejamento inicial e com base no levantamento de todos os orçamentos realizados e aprovados pelo cliente.
A atuação conjunta da minha atividade de designer junto às engenheiras da AMFRA trouxe, além de segurança, organização e tranquilidade para os clientes. Além disso, elas são responsáveis pelo chamado: GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS, que é uma terceira etapa, talvez a mais importante para que o cliente se sinta tranquilo. O gerenciamento de suprimentos consiste no planejamento das aquisições de todos os materiais para a obra, englobando desde a contratação da mão de obra até o cálculo quantitativo para a compra dos materiais, com a apresentação de planilhas semanais ou quinzenais, para que o cliente não tenha grandes surpresas ou gastos desnecessários e acompanhe a evolução da obra e seus investimentos.
Por fim, as engenheiras da AMFRA fazem conjuntamente o acompanhamento da obra, com visitas conferindo todos os serviços, enviando relatórios diários, vencendo todas as etapas até a entrega final... do que podemos chamar de “esqueleto final do projeto” para que o designer possa entrar e montar a decoração dos ambientes com o que foi contemplado no projeto de interiores, como se fosse a cereja do bolo, deixando então a sua assinatura.
AMFRA Engenharia
www.amfraengenharia.com.br
Fone: (51) 3030 0207
@amfra_engenharia
Karen Fanti é formada em Design de Interiores, especialista em Luminotécnica e profissional CASACOR RS, a designer está à frente do escritório Karen Fanti Design de Interiores com Arquitetura Associada, destaque em nível nacional com vários projetos publicados em anuários, revistas e programas de televisão, sendo referência em seu setor de atuação, onde também é palestrante. Prêmios: DECA - Um Sonho de Banheiro pela Região Sul do Brasil, em São Paulo, Melhor Projeto Comercial e de Uso Público pela mostra Casa Cor RS. Atua em Porto Alegre e São Paulo com projetos originais e personalizados para design e arquitetura: residencial, corporativa, comercial e hospitalar.
@karenfantidesigner