Entrevista

A CARREIRA E O PARTICULAR ESTILO DA ARQUITETA MARCELE MURARO

WhatsApp

Marcele Muraro, em 2022, comemora 20 anos de carreira em arquitetura e urbanismo, com especialização em Boutique Hotel Design, no conceituado Instituto Marangoni, em Milão. Criadora para Aver Design do prestigiado lustre Casablanca, selecionado para o Marketplace de Luxo, o 1stdibs, Marcele nos conta um pouco da sua trajetória e mostra sua intimidade e preferências em ensaio realizado no seu apartamento em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

 

Você chegou aos 20 anos de carreira, qual é o projeto que mais lhe representa?

Sem dúvida nenhuma, no projeto do meu apartamento, fazendo uma retrospectiva, vejo uma evolução e amadurecimento da minha produção como arquiteta nesse projeto. Foi nele que coloquei em prática todas as inspirações, referências e memórias dessa trajetória de 20 anos.

 

Que elementos você procurou trazer para o apartamento em que vive com seu marido Luiz e a filha Flora de quatro anos?

Juntei as minhas principais referências e acredito que consegui compor algo que expressa a minha personalidade, transmitindo minha história e conceitos e que, ao mesmo tempo, mostra o amadurecimento do meu trabalho nessa trajetória. Quando vi o apartamento, adorei a amplitude toda do local com pé direito alto e vista para um parque, e queria uma coisa assim. Trouxe minhas antiguidades, obras de arte e peças de design, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e o banco marquesa, de Oscar Niemeyer, que são meus queridinhos. Como no meu dia a dia, vejo muitas cores, texturas, acabamentos, optei por uma base neutra atemporal com piso ebanizado e boiseries lacadas de branco. Quis dessa forma, para receber minhas ousadias e ideias de agora e futuras, meio que um laboratório, onde exerço minha criatividade. Fiquei muito feliz com o resultado, ficou uma casa aconchegante que a gente usa o tempo todo!

Marcenaria que envolve paredes da Nova Arte é valorizada por estofados, móveis soltos e adornos da Benvenutti
Lustre Casablanca, desenhado por Marcele, acompanhado de cadeiras Benvenutti, ao fundo portas e marcenaria da Nova Arte

Como definiria o seu estilo na arquitetura?

Atualmente, estou muito mais contemporânea do que quando iniciei minha carreira, mas mantenho minha linha projetual sempre com alguma referência e evocação ao clássico trabalhado de maneira atual, sem perder a sua essência. Tudo isso pontuado por muita arte e peças de design que sou apaixonada.

 

Quais são os arquitetos e designers e artistas que você admira?

O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld; o arquiteto norte-americano Peter Marino, que faz as lojas das grandes marcas como Chanel, Dior, Fendi e Vuitton, sempre muito arrojado e atualizado com muitos projetos residenciais inspiradores mundo afora. Artistas como Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, são muitos, ficaria horas citando alguns nomes.

 

Tem algum trabalho que sonhe em fazer e que ainda não realizou?

Penso sempre em um próximo projeto, o novo, aquele que está por vir...Projetos novos e audaciosos nos abrem um leque de possibilidades e nos motivam sempre a fazer melhor e inovar. Gostaria muito de fazer um Hotel Boutique, algo pequeno e exclusivo.

Você é conhecida por ter uma veia artística, já assinou uma peça, como o lustre Casablanca, com pedras marroquinas e ouro e que ainda é sucesso absoluto. Como vem os insights para essas criações?

Adorei ter sido convidada pela Aver Design para o desenvolvimento do lustre Casablanca. Eles tinham uma nova matéria-prima a ser explorada, e quando a pedra selenite me foi apresentada, sua origem, história e significado, fiquei encantada. Assim, criei uma narrativa inspirada na cidade de Casablanca, sítio de um rico patrimônio arquitetônico em estilo Art Déco com a elegância de suas linhas retas, escalonadas e formas geométricas provenientes das edificações dos anos 20/30 do século XX, somado às técnicas milenares de corte em pedra e mosaicos usadas até os dias atuais no Marrocos.

Me orgulho muito dessa criação, o Casablanca foi selecionado para estar no Marketplace de Luxo, o 1stdibs, onde a curadoria é extremamente exigente, com produtos, como joias, antiguidades e obras de arte, e ele continua sendo o top 3 em vendas da marca, figurando em muitos projetos de colegas renomados.

 

O que costuma fazer nas horas vagas?

Curtir minha família e, sempre que tenho um tempo livre, gosto de pesquisar, buscando referências e inspirações, seja em livros, revistas, filmes ou nas redes sociais. Adoro pesquisar lugares diferentes para futuras viagens e fazer roteiros para explorar esses locais, ampliando o repertório.

 

Uma viagem inesquecível:

Sempre a próxima! Acredito que não exista viagem a qual não podemos tirar um algum momento que a torne inesquecível, até quando acontece um perrengue! Mas meu lugar no mundo é na Itália, amo, me sinto em casa!

 

Uma viagem por fazer:

Vou ao Saloni del Mobile quase que todos os anos. Mesmo quando era estudante de arquitetura, já me aventurava por lá. Em janeiro próximo, vou a Paris, para acompanhar a Maison e Objet 2023, além ver exposições e pesquisar o que está acontecendo no mundo da arquitetura e decoração. Na programação de 2023, também vamos fazer um Safari com nossa filha e outras aventuras deliciosas que enchem nossos olhos e inspiram.

Tecido animal print da Lizt e espelho em latão da Benvenutti
Nova Arte Marcenaria e tecido estampado Lizt compõem com banquetas da Benvenutti /

Fotografia e Edição de Imagem - Paulo Pretz

Produção e Direção Artística - Pepe Pessoa

Assistente de Fotografia - Gabriel Sampaio

Assistente de Maquiagem e Produção - Sirlei Silva

Marcele Muraro

@marcelemuraro