Além da foto - Liane Neves

RETRATOS DE CELEBRIDADES

RETRATOS DE CELEBRIDADES

WhatsApp
Marcos Palmeira no Laghetto Château, em Gramado
Marcos Palmeira no Laghetto Château, em Gramado

   Fazer uma boa foto de uma celebridade não é tão fácil assim. Requer conhecimento, confiança, empatia e muita paciência. Até para saber a hora de fazer o clique.

   Aprendi muito. Lá com os meus 24 anos, por exemplo, com o poeta Mario Quintana. Acompanhei Quintana durante um ano, fotografando os seus 80 anos. Ali foi o meu início. Depois vieram os registros de várias celebridades para as revistas da Editora Abril.

   Na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, ano passado, fotografei o ator Marcos Palmeira. Ele foi o grande homenageado com o troféu Oscarito, estava no auge como ator principal da novela Pantanal, da Rede Globo, e muito assediado por todos. Consegui fazer uma matéria de capa exclusiva para a revista Caras. Foi uma reportagem bem-negociada, quanto a abordagem e fotos, que envolveu muita conversa e confiança de ambas as partes.

Marcos Palmeira no Laghetto Château, em Gramado
Ana Paula Arósio no Kurotel, em Gramado

Fiquei hospedada no mesmo hotel que ele, o charmoso Laghetto Château, com cenários incríveis. Isto foi muito importante para a realização da matéria. Lá fiz as fotos e ele deu a entrevista, por quase duas horas.

Selecionei também estas fotos de pessoas conhecidas. Sempre gostei de fotografar pessoas, adoro o exercício de captar uma essência, uma energia, mesmo que momentânea.

E é como Quintana escreveu para mim e segue me ensinando: “O fotógrafo tem a mesma função do poeta. Eternizar o momento que passa”.

Cissa Guimarães na Ilha de Caras, Rio de Janeiro
Bruna Lombardi na Villa de Caras, em Gramado
Glória Menezes no Kurotel, em Gramado

Liane Neves, fotógrafa profissional e jornalista, formada pela Famecos – PUCRS, tem cursos de Especialização em Fotografia em Londres e Nova York, com mais de 35 anos de carreira, fotografando para as maiores revistas do Brasil, como Veja, Exame e Caras. É autora dos livros “A Porto Alegre de Mario Quintana” e “Guia da Lica”.

@lianeneves21