Entrevista com Arquiteto

A ARTE DE ENCANTAR DA ARQUITETA ANA FREITAS

WhatsApp

     À frente do escritório ADI Arquitetura, a arquiteta Ana Freitas tem personalidade inquieta e um olhar atento aos detalhes. Sempre em busca do novo e do diferente, suas criações estão presentes em cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, bem como Uruguai, Portugal, República Dominicana, Estados Unidos. Em suas experiências internacionais, sempre soube driblar as dinâmicas necessárias com fornecedores acostumados a outras formas de trabalhar e entregar, além de falarem outros idiomas, desafios esses que têm colaborado para sedimentar com êxito sua carreira e o escritório.

     Muitos dos seus clientes retornam requisitando novos projetos, graças ao relacionamento de confiança conquistado pelo profissionalismo a tudo que se dedica e à sua forma de gerir equipe e processos.

Seus projetos costumam trazer a personalidade dos clientes, mas com a sua assinatura. Discorra sobre isso:

AF: Busco analisar, estudar e capturar de forma obstinada os desejos, sonhos e gosto estético de cada cliente. Os primeiros contatos são fundamentais para alcançar o sucesso de cada projeto.

Aliado ao tema estético, estudamos profundamente a funcionalidade para trazer conforto nos espaços, bem como valorizamos a arquitetura afetiva em cada história do cliente.

     Eu acredito que o conforto e a funcionalidade são características indispensáveis para qualquer projeto de sucesso. Sempre levo em conta a necessidades de cada cliente, trazendo soluções, e dando vida a ambientes que recebam a rotina dos moradores. Na hora de criá-los, a criatividade é aliada às mais diversas inspirações que me permeiam, e elas estão por todos os lados.

     Antes de iniciar cada projeto, preciso entender o que o cliente está buscando. Alinhamos o conhecimento, a técnica e a funcionalidade na hora de criar. A ‘bossa’ vem junto. Acredito na co-criação e colaboração da minha equipe do ADI Arquitetura com as arquitetas Roberta da Rocha, Brenda Ramos e Walkiria Ventura, que cuidam de cada detalhe no processo implantado no ADI.  Uma engrenagem bem concebida que faz tudo acontecer de forma redonda e fluída. O cuidado e a atenção aos detalhes são características reconhecidas pelos nossos clientes. Desde o primeiro contato, esse olhar atento precisa ser colocado em prática. Uma das qualidades mais incríveis é saber ler o cliente. Existe uma frase que uso sempre: nunca há uma segunda chance para a primeira impressão. Unido a tudo isso está a paixão pela profissão e, por consequência, a alegria de trabalhar com aquilo que se gosta.

O que lhe inspira?

AF: Viajar sempre é uma fonte de inspiração e de busca de referências. Absorver as diversas formas de estilo de vida dos diferentes lugares, sua arquitetura, seus artistas locais, o dia a dia das cidades, dos povos, das culturas, das narrativas do ser humano. Mesmo viajando a passeio, observo detalhes que poderiam aplicar em algum possível projeto. E eles podem vir de ambientes como uma estação de metrô na Dinamarca, o qual meu deu muitas ideias, por exemplo. Ou seja, estar aberta ao novo, ao diferente, em lugares que você menos espera podem ser fontes de inspiração.

Se você fosse dar um conselho para os arquitetos que estão iniciando na profissão ou que almejam ser profissionais nesta área, o que diria?

AF: Escutar, verdadeiramente, os desejos e os sonhos do cliente. Somente dessa forma eu acredito que consiga atingir o encantamento.

Ana Paula Freitas / Foto: Juliano Martins dos Santos - @meltfotografia

Você tem conquistado o reconhecimento e o respeito do mercado, dos colegas. Quais os planos futuros. Há algum projeto que gostaria de ainda fazer?

AF: Sou apaixonada pela arquitetura e tenho vontade de materializar algumas ideias no futuro. Mais para frente, em parceria com outros colegas, queremos criar um lindo projeto para 2024 para a cidade de Porto Alegre, visando à sustentabilidade. Ainda não posso divulgar. Aguardem!

     As imagens dos ambientes desta matéria são do apartamento, em Miami (EUA), da empresária Nora Teixeira, projeto, este, desenvolvido pela arquiteta Ana Freitas.

     “Falar sobre a Ana é fácil. Ela conhece muito o nosso estilo de vida, gostos e necessidades. Em um olhar, ela já sabe o que queremos. Ana tem o dom de capturar nossos desejos e nos surpreender com uma arquitetura de alto nível, garantindo estética, conforto e funcionalidade. Temos muito prazer em trabalhar com ela, sempre com alegria, competência, velocidade e confiança. Admiro, também, a qualidade dela em adaptar as sugestões de decoração, partindo de peças super exclusivas e únicas até às mais genéricas, sem comprometer a elegância do projeto e o orçamento. Assim nós escolhemos onde queremos investir. Isto é fantástico! Hoje eu posso comprar um apartamento, pedir para ela projetar e eu entrar como convidada no final do trabalho, tendo a certeza de que ficará perfeito”.

Nora Teixeira

Arquiteta Ana Freitas

@adiarquitetura