São Paulo
ADRIANA CALABRÓ ORABONA é escritora, jornalista e roteirista, considera que viajar é o melhor jeito de estudar o mundo e se permite, em vários momentos, ser uma visitante na sua própria cidade. Às vezes como habituée, às vezes como exploradora, mas sempre pronta a se surpreender. adriana@nblab.com.br
WhatsApp

UM FRANCO-PAULISTANO

A valorização do Centro de São Paulo é algo que vem se consolidando ao longo dos anos, graças a personalidades de destaque. Entre elas, um chef que não nasceu na capital, mas é apaixonado por ela. Trata-se de Benoit Mathurin, natural da Normandia, proprietário do Esther Rooftop, localizado no coração da cidade. Ele acaba de comemorar 9 anos na região, sempre unindo boa gastronomia de inspiração francesa, ambiente descolado e arte — que faz questão de ter nas paredes do restaurante. Além disso, Benoit é um profundo conhecedor de vinhos, sendo um dos precursores na defesa dos rótulos nacionais, incluindo os naturais e biodinâmicos. Ou seja, a paixão que começa em Sampa é do tamanho do Brasil.

@benoit_mathurin

Foto: Divulgação

VAPT-VUPT

Quem vive na pauliceia sabe: o tempo é um verdadeiro asset. E juntar comida gostosa, que fica pronta rapidamente em um ambiente super cool, é sempre uma boa escolha para o almoço. Assim é o HM Food Café, em dois endereços: no incensado bairro de Pinheiros e também no centro da cidade, na República. Os pratos tradicionais brasileiros têm toda uma bossa e o café, seja pela manhã ou no meio da tarde, ganha acompanhamentos especiais, como os irresistíveis muffins. Ah, como nem só de correria vive a cidade, o HM Food Café tem brunch aos fins de semana! Para quem quer visitar a famosa feira de antiguidades da Benedito Calixto, ali pertinho, fica um programa completo.

@hmfoodcafe

 

Foto: Divulgação

LISBOA É AQUI

Comandada pelo chef português Vítor Sobral, a Tasca da Esquina é referência em gastronomia lusitana. Eleita pela Folha de São Paulo como o melhor restaurante português da cidade, em 2025, título que mantém há seis anos consecutivos, a casa alia tradição e técnica autoral. Com o protagonismo do bacalhau (claro!) e de clássicos da cozinha portuguesa (quem resiste?), o restaurante nasceu em Lisboa e está presente no Brasil desde 2011. No ano passado, ganhou novo endereço no Jardim Paulistano e não para de ganhar fãs incondicionais. Vale a pena experimentar o famoso Bacalhau ao Brás, o Arroz de Pato e, claro, as sobremesas conventuais – de comer de joelhos!

@tascadaesquinasp

Foto: Angelo dal Bo

DRINKS, DRINKS, DRINKS!

Indicado há diversos anos pelo Guia Michelin na categoria Bib Gourmand, o Fitó Pinheiros é uma casa de cozinha brasileira feita de memórias. Assim diz a chef Cafira Foz ao trazer a essência nordestina e os temperos do mundo para a sua culinária. A grande novidade, que tem chamado a atenção do público fiel, está no bar do descoladíssimo restaurante: uma recém-criada carta de drinks assinada pela mixologista Renata Adoracción. A seleção aposta em ingredientes brasileiros que dialogam com as raízes da casa, com muito sabor. Entre os destaques, o Xique Xique – cachaça branca, licor de ervas Strega, suco de abacaxi, suco de limão, xarope de açúcar e aquafaba, finalizado com farofinha de castanhas na taça toda. Drinks autorais sem álcool, como o Mangaio, também fazem parte da festa.

@fitocozinha

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Adriana Calabró Orabona
adriana@nblab.com.br