Viagem e Gastronomia – Enoturismo

NOVIDADES CHEGANDO E AQUELA VONTADE DE CONHECER LUGARES QUE VÃO TRAZER EXCELENTES MEMÓRIAS, SABORES E CENÁRIOS QUANDO O ASSUNTO É VINHO

WhatsApp
Por Criz Azevedo
 
O enoturismo no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra Gaúcha, vem ganhando cada vez mais destaque entre viajantes que buscam vivências completas envolvendo vinho, experiências e natureza. Destaques para o Vale dos Vinhedos, que reúne as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, a região de Altos Montes, com os municípios de Otavio Rocha e Flores da Cunha. Nessa carona, microrregiões e cidades próximas com suas belezas, como Faria Lemos, onde fica a Rota das Cantinas Históricas, Pinto Bandeira, Caminhos de Pedra e Farroupilha. E as vinícolas oferecem muito mais do que degustações: o visitante percorre parreirais, aprende sobre o processo de elaboração das bebidas, saboreia menus harmonizados, conhece a história de seus fundadores, fotografa cartões postais. Durante a vindima — o período da colheita, que ocorre no verão do hemisfério sul — o cenário fica ainda mais especial, com uvas maduras, clima festivo e atividades típicas que celebram a cultura do vinho.
O sucesso dessas experiências é reforçado pelo reconhecimento crescente dos rótulos brasileiros. Para quem gosta de acompanhar o mercado, em 2025, foram 730 premiações conquistadas em concursos realizados em 13 países, incluindo Brasil (166 do 14º Concurso do Espumante Brasileiro), de acordo com dados da Associação Brasileira de Enologia (ABE). São reconhecimentos realizados em países como Argentina, Canadá, Chile, China, Espanha, França, Hungria, Itália, Moldávia, Reino Unido, Suíça e Uruguai. E o Rio Grande do Sul é responsável por 568 destas distinções entre internacionais e nacionais, seguido por vinícolas de outros estados.
Mulheres da família Muraro estão à frente da vinícola Casa Eva: Alessandra e Marcele, Francine, Maria Inês (mãe) e Karine - Foto: Tatiana Cavagnolli
CASA EVA
A Casa Eva Vinhos e Vinhedos, em Flores da Cunha, prepara-se para se tornar um dos novos destinos de destaque do enoturismo nos Altos Montes, unindo história, arquitetura e experiências sensoriais. A residência quase centenária da família Muraro está sendo restaurada para receber visitantes em um espaço que preserva memórias e celebra a tradição vitivinícola. A partir de 2026, o local deverá oferecer degustações temáticas, jantares harmonizados e eventos multiculturais, aproximando o público do terroir e da identidade da marca. A futura estrutura de varejo promete complementar o passeio, permitindo ao turista levar para casa os rótulos que descobriu na experiência. Guiadas por cinco mulheres da mesma família, as atividades enogastronômicas refletem cuidado, sensibilidade e conexão com o feminino. Com sua combinação de tradição, arte e hospitalidade, a Casa Eva se posiciona como um novo e promissor polo de enoturismo regional.
Rótulo da Linha Sentidos, da Casa Eva, em Flores da Cunha - Foto: Cesar Paludo
SALTON
A Casa di Pasto Salton, nos Caminhos de Pedra - um dos roteiros mais visitados da cidade -, está com um menu totalmente renovado, que foge do tradicional “italiano da Serra”. O espaço foi inaugurado em 2023 e tem despontado como um ponto importante do enoturismo da Serra. A proposta mistura referências mediterrâneas e orientais, com pratos que valorizam ingredientes locais e harmonizam com os vinhos e espumantes Salton. O novo chef, Gregori de Souza Costa, chama esse estilo de “cozinha Constantinopla”, um conceito que une inovação e identidade.
 
AURORA
Durante a vindima, a Vinícola Aurora oferece um curso de degustação de vinhos e azeites, em Bento Gonçalves. A imersão dura duas horas e aborda a importância dos azeites na gastronomia e sua harmonização com vinhos. O curso inclui degustação de cinco rótulos, acompanhados por antepastos e pães, além de taça personalizada ao final. A atividade é conduzida pelas sommeliers Maria Beatriz Dal Pont e Sabrina Eitelven. Os participantes aprendem sobre atributos, técnicas e mitos dos azeites extravirgem. As vagas são limitadas. Via Wine Locals ou direto com a vinícola.
Varejo da Miolo - Foto: Emerson Ribeiro
CAPOANI
A Vinhedos Capoani, em Monte Belo do Sul, oferece um enoturismo autoral, em que cada visitante cria sua própria experiência por meio de degustações personalizadas, com até oito rótulos escolhidos livremente. No ambiente elegante e acolhedor da boutique, é possível apreciar vinhos no balcão, no garden com vista para o lago ou entre peças de design que homenageiam a origem moveleira da família. As degustações são conduzidas com apoio de sommeliers e enólogos. Muitas vezes, o próprio fundador, Noemir Capoani, recebe os visitantes e compartilha a história que inspirou o projeto. A experiência se completa no Trattoria Sagrantino, restaurante que harmoniza gastronomia italiana contemporânea com os rótulos da casa. O portfólio diversificado inclui desde clássicos brasileiros até castas e métodos inusitados, reforçando o caráter inovador da marca.
 
CASA PERINI
Um piquenique em meio aos vinhedos, acompanhado de boa gastronomia, espumante e natureza. Essa experiência na Vinícola Casa Perini acontece mediante reserva na plataforma do Wine Locals. Ela tem a duração de cerca de 1h30 e é pet friendly. Você recebe sua cesta de piquenique, recheada de delícias, podendo escolher entre vinho, espumante ou suco Casa Perini. Em seguida, será levado de carona na Kombi personalizada da vinícola, que o levará até o Belvedere Casa Perini para desfrutar do piquenique. Lá, é só curtir a natureza, brindar com um bom espumante e criar memórias. 
Casa di Pasto Salton com menu renovado - Foto: Augusto Tomasi
LARENTIS
A Colheita Noturna 2026 da Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos, celebra os 25 anos da vinícola. Com vagas limitadas a 20 participantes por noite, a experiência de 4h30min combina música, gastronomia, conhecimento e o encanto do parreiral sob a lua. O tour inclui vinhos de boas-vindas, degustação direto dos tanques, visita à cave e rótulos em maturação. O ápice é a colheita noturna das uvas e o jantar harmonizado em mesa única entre as espaldeiras. O menu une culinária porteña e tradição italiana, sempre acompanhando os vinhos da casa. Cada participante leva para casa uma garrafa exclusiva produzida com as uvas colhidas durante a experiência.
Degustação de vinhos e azeites da Vinícola Aurora - Foto: Eduardo Benini
CRISTOFOLI
Na Cristofoli Vinhos de Família, o Almoço no Vinhedo transforma tempo, memória e gastronomia em uma experiência sensorial profunda. Sob os parreirais que abrigaram gerações, o visitante é acolhido pela própria família, entre taças, histórias e receitas que atravessam o tempo. O ritmo desacelera: o serviço é tranquilo, a conversa flui e a paisagem de Faria Lemos convida à contemplação. O menu revisita pratos familiares com leveza, harmonizados pelos vinhos da casa. Servido em quatro tempos, o almoço celebra o território, a estação e o vínculo entre vinho e afeto. Outras experiências marcantes são a Pisa da Uva, diversão garantida como nos bons tempos que se amassava as uvas com os pés, e o Edredom nos Parreirais, num clima perfeito a dois ou com amigos sob as parreiras.
Noemir Capoani recebe os visitantes em sua vinícola em Monte Belo do Sul - Foto: Divulgação Capoani
FOPPA & AMBROSI
A Foppa & Ambrosi propõe três degustações — Alquimia, Maturação e Colheita — que revelam diferentes facetas de seus vinhos autorais, unindo identidade, criatividade e emoção. A Alquimia é a mais exclusiva, reunindo seis rótulos raros, incluindo o ícone GOAT, refletindo a ousadia dos jovens enólogos Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi. A Maturação apresenta vinhos influenciados pelas experiências internacionais da dupla, conectando terroirs gaúchos ao mundo. Já a Colheita destaca a origem da vinícola com quatro rótulos que expressam autenticidade e sofisticação. As degustações começam em uma casa de pedra centenária e seguem para um espaço moderno, com taças Riedel e Strauss que elevam a experiência. As visitas são mediante reserva na Wine Locals. 
Picnic nos jardins da Perini, em Farroupilha - Foto: Divulgação Perini
MIOLO
Enoturismo com muitas novidades para 2026, como o Miolo Anoitecer que permite explorar a vinícola ao pôr do sol e início da noite, com roteiro de 1h15min que inclui Vinhedo Modelo, Museu/Cantina Histórica e a Torre de 45 metros. A nova loja da Miolo, ampliada e com rooftop, varanda e espaços de degustação renovados, oferece mais acessibilidade e tecnologia ao visitante. O Tour Giuseppe – História e Inovação apresenta a Cave Giuseppe e sua degustação desconstruída, com provas retiradas dos ovos de concreto e das barricas. Já o Tour Torre Miolo – DOVV une espumantes e vinhos em uma vivência única, com degustação a 45 metros de altura e finalização na cave. Outra novidade é Os Sete Lendários Miolo, experiência dedicada aos tintos ícones elaborados apenas em safras excepcionais. O novo Tour Miolo | História e Terroirs amplia a degustação para cinco rótulos, explorando os terroirs brasileiros e Mendoza. Para quem prefere autonomia, os Flights – Vinhos em Taça oferecem degustações livres com diferentes combinações.
Jantar pós experiência Colheita Noturna, na Larentis, em Bento Gonçalves - Foto: Divulgação Larentis
VIAJANDO POR MEIO DE RÓTULOS GAÚCHOS
Nem sempre a agenda permite se deslocar a um vinhedo, então, o evento Rota Rara Experiência de Vinhos, que acontece em períodos do ano, é a oportunidade para degustar marcas gaúchas sempre em algum lugar charmoso de Porto Alegre. Mais de 60 vinícolas participam. O evento inclui votação dos melhores rótulos, palestras, workshops e painéis conduzidos por especialistas. Também conta com espaço de networking, unindo conhecimento, cultura e oportunidades de conexão em torno do vinho.
Pisa da uva ao som de músicas italianas na Cristofoli, em Faria Lemos - Foto: Divulgação Cristofoli
Degustação guiada na Foppa&Ambrosi, em Garibaldi - Foto: Criz Azevedo
EXPERIÊNCIAS NA PALMA DA MÃO
Mais experiências podem ser encontradas via plataforma Wine Locals, que traz dicas da Serra Gaúcha e vinícolas de outras regiões do Brasil.
 
TRANSPORTE SEGURO COM
PAISAGENS CINEMATOGRÁFICAS
Para quem deseja segurança e poder beber, sem precisar dirigir, a dica é o Ciao Bus, que percorre algumas vinícolas de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. Panorâmico, é um ônibus double deck no sistema que permite embarcar e desembarcar em mais de 30 pontos turísticos, vinícolas e restaurantes.
Miolo realiza experiências em seus jardins, nas caves e na sua torre - Foto: Emerson Ribeiro
Rota Rara, uma oportunidade para conhecer rótulos gaúchos em Porto Alegre - Foto: Feed Me Studios
Lote 43, da Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - Foto: Divulgação Miolo