Inovação

PARA SER UMA EMPRESA DE FUTURO, É PRECISO COMEÇAR AGORA

PARA SER UMA EMPRESA DE FUTURO, É PRECISO COMEÇAR AGORA

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Por Anderson Dorneles, da DeD Studio

Hoje, o CEO, o diretor, o gestor, o administrador, o dono, investidor, ou seja, a pessoa que, invariavelmente, tem a palavra decisória final de uma empresa, possui a difícil tarefa de avaliar a lucratividade, estar atento às inovações do mercado e determinar processos que facilitam a tomada de decisão. Uma simples modificação na estratégia pode gerar uma reação distinta, possibilitando benefícios ou prejuízos ao negócio. Sendo assim, as decisões necessitam ser baseadas em dados, tendo a cultura analítica como sua aliada para trazer a eficiente visão sobre qualquer situação adversa. Apenas desta maneira é possível alcançar novos objetivos para ir ao encontro de um avanço no desempenho econômico e o melhor ranqueamento da empresa no mercado. Fácil observar atualmente no mercado que os dados são o novo petróleo, o surgimento de recursos de informação infinitos que irão ditar as regras de negócios daqui para frente, como aponta a própria capa da “The Economist”, citando os dados como o recurso mais valioso do mundo.

Capa da The Economist - O recurso mais valioso do mundo. Dados e as novas regras da competição /Foto: The Economist

E você gestor? O que fazer frente a esta nova realidade que nos cerca mundialmente?
Você certamente já se perguntou algo como: Qual o melhor momento deve-se ligar para cada cliente? Quais clientes têm maior propensão de fechar negócio? Qual a melhor oferta para cada cliente? Como distribuir o investimento em marketing? Qual a motivação dos clientes para comprar? Como diminuir minha taxa de "achismo" nas decisões diárias? São muitas variáveis que podem vir a responder nossas perguntas: ligação (atendeu/não atendeu, variáveis macroeconômicas, características pessoais, situação do mercado, objetivos pessoais, fechamento (comprou/não comprou), marketing (impactado/não impactado, dia/hora e algumas tantas outras variáveis que eu poderia listar no dia a dia de um gestor tradicional frente a administração de seu negócio, e como podemos ser mais eficientes utilizando a ciência de dados a nosso favor?

A Tomada de Decisão Baseada em Dados (DDDM – Data-Driven Decision Making) é uma abordagem de governança de dados que estabelece um workflow de aquisição, análise e comunicação de dados para orientar processos decisórios. Decidir o que modificar em uma organização é uma tarefa árdua e complexa. Entretanto, é a tomada de decisão baseada em dados que eleva a empresa a sair de sua zona de conforto, faz com que o negócio saia da posição onde está e mire alto, alcançando objetivos inovadores de sucesso para o futuro da empresa.

Data Scientist - Poderosa união de expertises permite uma visão global e preditiva baseada em dados / Foto: Meramente Ilustrativa

Como você toma decisões hoje? Qual o maior peso na hora de responder suas decisões? 

Feeling ou dados? 70% feeling, essa é a média de tomada de decisões baseadas em feeling nas empresas brasileiras atualmente. E quais são os dados que necessitam de observação e análise, de onde eles vêm? de que se alimentam? Observem os formatos dos dados: Fontes internas  e dados estruturados: Resultados de pesquisas, registros de vendas, medidas de controles de processos, bancos de dados de sistemas internos (ERP, CRM) - Fontes externas  e dados estruturados: Likes de redes sociais, retweets, horário de publicação de posts, tweets, updates, pontuação em sites de classificação - Fontes internas  e dados não estruturados: E-mails, cartas, mensagens de texto, legendas de vídeos, comentários de clientes, mensagens de voz, imagens, ilustrações, avaliações de funcionários - Fontes externas  e dados não estruturados: conteúdo publicado nas redes sociais, comentários em fóruns online, imagens, vídeos de câmeras de segurança. Imagine só a quantidade de insights que podemos retirar através da análise e de uma boa metodologia em tempo real de todos estes dados que citei acima? Imagine isso organizado em uma sala de controle, com dashboards mostrando a você, as informações de seu negócio ontem, hoje e amanhã.

Observe que grandes players do mercado que utilizam a ciência de dados a seu favor, analisam e tomam decisões sob óticas extremamente mais eficazes que os modelos tradicionais ou  famoso "achismo", como por exemplo a Amazon, que foca na personalização da experiência da compra online, onde cada cliente possui sua própria loja, baseada em suas preferências e na influência das avaliações de outros usuários nas decisões de compra, e a Walmart que possui servidores de dados com 4 petabytes de dados, onde cada venda é registrada e tem aproximadamente 267 milhões de transações por dia, nas 6.000 lojas em todo o mundo. A empresa faz uma análise de dados focada na avaliação da efetividade de estratégias de preço e campanhas de marketing, e busca a melhoria na sua gestão logística e de inventário. Isso transformou as duas empresas de uma maneira incrível. Você também pode transformar a sua empresa desta maneira, aliás pode não, necessita já, pois o futuro é agora.

Um dashboard para análise de dados não é apenas um sistema para tomada de decisão, um dashboard precisa ser um framework, uma metodologia na tomada de decisão. Sistemas inteligentes são baseados em regras excelentes. As regras sempre são orientadas e definidas por humanos. Humanos inteligentes e com cultura analítica necessitam serem os principais tomadores de decisão. A informação é a tentativa de captura e registro de dados através do tempo. A informação analisada ao longo de um período, se transforma em padrões. Padrões analisados, se transformam em conhecimento. Conhecimento acumulado se transforma em regras, que podem gerar ações preditivas ao seu negócio. A ciência de dados não surgiu para resolver qualquer problema técnico nas organizações, e sim um problema de negócios, quanto antes você começar a analisar seus dados e tomar a decisão baseada na informação, melhor. As regras e as expectativas necessitam estar alinhadas e fazer sentido ao seu negócio. Dados são cultura de futuro, tudo passa pelo digital. Logo, se o presente é digital, o futuro inevitavelmente será analítico.

Quer transformar a sua empresa em uma empresa de futuro, procure a www.dedstudio.com.br, conheça nosso trabalho e venha modificar a realidade do seu negócio em alguns cliques, te espero.

Dashboard na sala de controle / Foto: Cappralab

Anderson Dorneles, profissional com mais de 22 anos de atuação na área de tecnologia, 13 deles como CEO & Founder da empresa DeD Studio, graduado em Tecnologia em Produção Multimídia pela Faculdade SENAC/RS (Ganhador do Prêmio Vera Keller de melhor trajetória acadêmica), Pós-Graduado/MBA em Tecnologia para Negócios: Artificial Intelligence, Data Science e Big Data pela PUC/RS.
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