Estratégia

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: TARDE DEMAIS PARA MUDAR?

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: TARDE DEMAIS PARA MUDAR?

Paulo Beck* /Foto: Jony Partos - Moca Estúdio
WhatsApp

Nenhum setor escapa da revolução desencadeada pelas tecnologias digitais. Muitas empresas ainda são famosas por dominar o mercado por décadas, e até figuram entre as marcas mais lembradas, e porque não as mais valiosas, mas algumas delas hesitaram em permitir que o digital substituísse o seu modelo de negócio e as suas vendas. Tarde demais para mudar.

A transformação digital associada à inovação tem mudado o jogo para muitas empresas tradicionais. Um novo mundo emergiu da pandemia, totalmente renovado e diferente. Muitos daqueles que usavam de sua força e inteligência corporativa para competir, mas enfrentaram dificuldades para se adaptar à nova Era Digital, já estão fora do jogo. Mas como esperar por alguém que não demonstra mais capacidade para correr e competir?

Empresas revolucionárias, como Uber, Amazon e Tesla são consideradas “nativas digitais” e estão nadando num oceano azul. Como cada elemento de um modelo de negócio está sendo reformulado em um ritmo alucinante, alguns líderes têm que cuidar com a famosa síndrome do “batom digital”. Significa adotar a digitalização nas características superficiais do seu modelo de negócios, para atender à demanda de clientes e ao emprego de novas tecnologias, num mundo agora plano.

SEU NEGÓCIO AINDA É... ATRAENTE?

A pandemia criou um senso de urgência, onde muitas empresas que haviam adiado a compra ou o investimento em tecnologia, e não aceleraram a velha jornada de transformação digital, de repente se viram em um mundo com prioridade para o digital ou apenas digital. É a razão pela qual muitas empresas se agilizaram e tiveram trimestres recordes, enquanto outras estão afundando devagar.

Enfim, um mundo novo se abriu para os clientes, que tiveram que se virar na pandemia, comprar seu almoço na Internet, buscar sua informação na Web, perceber que tudo, absolutamente tudo, estava acontecendo no digital, e aquele passeio no físico cada vez mais distante. E o pior, ou melhor, é que não foi passageiro e que amanhã as coisas não voltarão a ser como eram. Se sua empresa está em transformação digital, cuidado para seus clientes não escutarem isto, porque você está atrasado!

(*) Paulo Beck é Administrador de empresas, empreendedor em série, investidor anjo e executivo corporativo. Com uma ampla trajetória em empresas multinacionais, como a Hewlett-Packard, Paulo é um evangelista e estrategista de diversos programas de inovação, transformação digital e aceleração corporativa. Como investidor e mentor em diversas aceleradoras de startups no Brasil, tem estruturado fundos de investimento semente nas áreas da saúde, finanças, varejo e agro, e participado de inúmeras bancas de avaliação para mentoria e aconselhamento de startups.

@pauloricardobeck www.growplus.com.br