Editorial

UM GOLINHO PRO SANTO!

O ato de brindar para celebrar um evento ou homenagear alguém especial vem desde a época em que gregos e romanos erguiam suas taças de vinho, como uma oferenda simbólica aos deuses. Os gregos ofereciam simbolicamente a bebida a Dionísio, deus do vinho, para depois beberem o líquido. Os romanos também faziam uma oferenda semelhante ao deus Baco, mas ao invés de erguerem a taça, derramavam a bebida no chão ou na mesa. O hábito romano foi incorporado pelos brasileiros e, com isto, surgiu a expressão “Dar um gole ao santo”.

E já que a nossa cria está completando 10 anos de vida, nada mais justo do que agradar gregos e romanos. Um brinde à Onne & Only, esta revista que se transformou numa multiplataforma ao longo dos anos, que desabrochou num jardim repleto de beleza, construindo um ecossistema regado por bons questionamentos, sementes que adubam conteúdos reveladores, onde arte, arquitetura, moda, design e empreendedorismo são raízes que sustentam frutos muito desejados. Nos parreirais de Baco e Dionísio, “uvas” diversas para todos os paladares.

E para comemorar nosso décimo aniversário, trouxemos uma capa que é um verdadeiro presente para nossos leitores e seguidores. Um símbolo de beleza mundial e de nossa brasilidade, sinônimo de resiliência e sustentabilidade, a fera, onça-pintada, vira obra de arte pelas lentes do fotógrafo e “poeta integral”, Araquém Alcântara, um dos principais precursores da fotografia de natureza no Brasil. Matéria que nos emociona, inspira, surpreende e nos faz acreditar que podemos ter um país mais protagonista, seja nas florestas ou noutros rincões.

Poderia discorrer sobre outras pautas irresistíveis que fazem parte desta edição comemorativa, mas vou deixar para você, leitor, que desembrulhe cada página, assunto e tema, como se fosse um mimo, preparado para acrescentar algo de positivo na sua vida pessoal ou profissional. Aprecie, deguste, comente. Levante a taça conosco. Um brinde aos deuses da Onne e um golinho para todos os santos!

Tim-tim!

Marcelo Tovo